Prémio Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias - 2018
Seja o "eco" da SPECO

Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030

 

 

Resolução do Conselho de Ministros n.º 55/2018

 

"Portugal é reconhecidamente um país rico em património natural, detentor de espécies de flora e de fauna associadas a uma grande variedade de ecossistemas, habitats e paisagens, e integra uma diversidade e riqueza muito relevantes deste património no continente europeu, nos territórios insulares macaronésios, nos ambientes costeiros e litorais e nas profundidades oceânicas do nordeste Atlântico.

A Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade para 2030 (ENCNB 2030) assenta no reconhecimento de que o património natural português concorre decisivamente para a afirmação do país internacionalmente e, deste modo, contribui para a concretização de um modelo de desenvolvimento assente na valorização do seu território e dos seus valores naturais. Neste mesmo sentido, o Programa do XXI Governo Constitucional estabelece que Portugal se deve posicionar na vanguarda da valorização económica da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, encarando -os como ativos estratégicos essenciais para a coesão territorial, social e intergeracional.

Com efeito, o paradigma atual da política ambiental nacional, fundado na valorização do território, na descarbonização da economia e na promoção da economia circular, tem no seu centro as questões do emprego, que se quer mais qualificado, da geração de riqueza, que se exige mais sustentável, e do aumento do bem -estar, que se deseja partilhado por todos. Esta ideia de partilha dos benefícios gerados pelos recursos naturais e de participação na sua salvaguarda é reforçada na ENCNB 2030, assumindo a mais -valia de uma política de proximidade, bem como a transversalidade das problemáticas que se colocam nos domínios da biodiversidade, da conservação da natureza, da agricultura, da floresta, do mar e do turismo de natureza, que exigem uma abordagem integrada, convergente e colaborativa destes diferentes sectores de atividade e das entidades governativas competentes."

 

Documento completo disponível aqui.

 

 

 

 

Destaques

17º Encontro Nacional de Ecologia

CartazRect ENE17

O 17º ENE irá decorrer nos 15 e 16 de Novembro, em ÉvoraSaiba mais aqui!

Num evento conjunto com o Seminário LIFE-RELICT, são apresentados 4 temas principais e 4 oradores convidados: Tomás Diaz, Angel Penas, Manuela Morais e Hugo Rebelo.

Inscrições early bird até 31 de Julho

Submissão de resumos até 15 de Julho

Notícias

Iniciativas

leaficon

Made in Portugal

 

A importância dos estuários e a necessidade de proteger os seus habitats e recursos

Vídeo desenvolvido pelos investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Elsa Rodrigues e Miguel Pardal no âmbito do Projeto "FishFree: A contribution to the validation of an alternative assay for fish lethal testing".

Atlas dos Mamíferos de Portugal

Um projecto em curso sobre a distribuição dos mamíferos do nosso país. Da autoria de Joana Bencatel, Francisco Álvares, André E. Moura e A. Márcia Barbosa, com consulta online em http://atlas-mamiferos.uevora.pt/ e em PDF.

Rede Escola Azul: os oceanos nas escolas

pexels photo 414320

A Escola Azul é coordenado pela Direcção-Geral de Política do Mar e pretende sensibilizar os alunos desde o ensino pré-escolar até ao 12.º ano sobre os desafios e problemas dos oceanos. Veja a notícia aqui.

Monitorização global da biodiversidade de florestas insulares

Investigadores do cE3c apresentaram um proposta de esquema global de monitorização da biodiversidade das florestas nativas das ilhas, de forma a responder aos desafios da declaração de Guadaloupe. Veja a notícia aqui.

Facebook

Twitter

PortugalEcology
PortugalEcology NOTÍCIAS AO MINUTO Portugal está mais rico! Já nasceram 12 linces. wilder.pt/historias/ja-n…" target="_blank" rel="nofollow">wilder.pt/historias/ja-n… wilder.pt/historias/ja-n…" target="_blank" rel="nofollow">wilder.pt/historias/ja-n…

27-05-2018

PortugalEcology
PortugalEcology REINTRODUÇÂO As calhandras do raso foram reintroduzidas em Cabo Verde. Ao fim de 5 anos a SPEA - Sociedade Portugu… twitter.com/i/web/status/1…

27-05-2018

PortugalEcology
PortugalEcology SUSTENTABILIDADE As lições de sustentabilidade e educação ambiental dos países de África e Índia.… twitter.com/i/web/status/1…

27-05-2018