Eventos - Ecologia on top

Debate - A Geopolítica das Mudanças Globais

O que têm em comum a geopolítica e o ambiente

Na manhã de 29 de julho, debatemos a geopolítica das mudanças globais e inquirimos o que têm em comum a geopolítica e o ambiente e de que forma os equilíbrios de poder e as dinâmicas do sistema internacional se relacionam com as alterações climáticas e a ecologia.

A SPECO traz o 15º Congresso da Federação Europeia de Ecologia até Lisboa, no verão de 2019

Welcome!

The 15th European Ecological Federation (EEF) congress that will take place in Lisbon, Portugal, at the Faculdade de Ciências of the University of Lisbon (Campo Grande), from the 29th of July to the 2nd of August 2019.

The overarching theme of this conference, Embedding Ecology in Sustainable Development Goals, is intended to promote discussions and interactions on how to integrate basic and applied ecological research, and their trans-disciplinarily impacts, for the effective implementation of the United Nations’ 2030 Sustainable Development Goals. Researchers and various stakeholders will have the opportunity to share outputs and innovative solutions in discussion forums, roundtables, and workshops.

Ecology Day: 14 de Setembro 2017

O Ecology Day foi lançado, em 2016, pela Federação Europeia de Ecologia para realçar a importância da Ecologia, como ciência em evolução, capaz de desafiar a sociedade e a cidadania. A data escolhida, 14 de Setembro, corresponde ao dia em que Ernst Haeckel definiu, pela primeira vez, Ecologia.

Em 2017, a SPECO (Sociedade Portuguesa de Ecologia) lançou o desafio a todos os sócios para celebrar este dia com actividades várias que pudessem mostrar à sociedade o papel relevante que os investigadores da SPECO realizam em prol da Ecologia em Portugal. A proposta contou de imediato com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO. Foram várias as iniciativas oferecidas de norte a sul do país, entre os dias 9 a 22 de Setembro, por diferentes centros de investigação: Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), da Universidade de Lisboa, Centro de Ecologia Funcional (CFE), da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Ambientais e Marinhos (CESAM), da Universidade de Aveiro, Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), nos pólos da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra. Esta iniciativa envolveu cerca de 30 investigadores e mais de 200 participantes, incluindo público em geral, famílias, estudantes do ensino superior e cientistas.

Ecology Day: Relatório de Actividades

Em 2016, ano em que se comemoraram os 150 anos da Ecologia como Ciência, a European Ecology Federation (EEF) estabeleceu, oficialmente, o 14 de Setembro para celebrar o Dia da Ecologia na Europa. O dia escolhido corresponde à data em que Ernst Haeckel definiu, pela primeira vez, Ecologia.

Em 2017, a SPECO lançou o desafio a todos os sócios para celebrar este dia com actividades várias que pudessem mostrar à sociedade o papel relevante que os investigadores da SPECO realizam em prol da Ecologia em Portugal. A proposta contou de imediato com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO. Foram várias as iniciativas oferecidas de norte a sul do país, entre os dias 9 a 22 de Setembro, por diferentes centros de investigação: Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), da Universidade de Lisboa, Centro de Ecologia Funcional (CFE), da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Ambientais e Marinhos (CESAM), da Universidade de Aveiro, Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), da Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro e Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), nos pólos da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra, envolvendo, directa ou indirectamente, cerca de 30 investigadores.

As actividades oferecidas envolveram o público em geral, famílias, estudantes do ensino superior e cientistas, dependendo das datas em que foram inseridas, num total de mais de 200 pessoas. A divulgação foi realizada através do Facebook e Twitter da SPECO, para além da efectuada pelas próprias unidades de investigação. 

pdfLeia o Relatório de Actividades na íntegra 

Debate sobre a Reforma das Forestas no YouTube

O debate público "Conservação e Gestão da Floresta: Duas faces da mesma moeda", realizado em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, no passado dia 22 de Maio de 2017,na Escola Superior Agrária de Coimbra, já está disponível na íntegra no canal YouTube da SPECO.

Debate sobre a Reforma das Florestas

Teve lugar no passado dia 22 de Maio de 2017, na Escola Superior Agrária de Coimbra, em Coimbra, o debate público "Conservação e Gestão da Floresta: Duas faces da mesma moeda", em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais. As conclusões resultantes do debate foram enviadas à Comissão de Agricultura e de Mar da Assembleia da República, para participação no processo legislativo sobre a Reforma das Florestas, ainda em curso.