logo ecology day 30 05 2017

 Veja no mapa onde decorreram as actividades e eventos!

 

 

 

 

Legenda:

Castanho, 12 de Setembro - 1 actividade

Azul, 13 de Setembro - 3 actividades

Verde, 14 de Setembro - 11 actividades

Vermelho, 15 de Setembro - 8 actividades

Amarelo, 16 de Setembro - 2 actividades

 

 

 

Ecologia para um Desenvolvimento Sustentável

Debate

14 de Setembro, 17h30 - 19h00

Caleidoscópio, Lisboa

Gratuito, com Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

logo speco

 

O conceito de Desenvolvimento Sustentável nasceu há 30 anos com o lançamento do Relatório de Bruntland intitulado “O Nosso Futuro Comum”. Actualmente, é considerado um desígnio global, de acordo com os objectivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, sendo encarado, a nível nacional, como uma meta da Agenda 2030.

Alterações nos padrões de distribuição de briófitos epifíticos em ambientes urbanos e seu significado ecológico e climático

Workshop e visita guiada

14 de Setembro, 15h00 - 17h00

FCUL e Jardim do Campo Grande

Gratuito, com inscrição prévia

CE3C

As espécies epifíticas (entre elas os briófitos) são constituintes importantes da vegetação em muitos ecossistemas naturais, mas estão também presentes em áreas intervencionados, como em zonas urbanas e industriais. Para se desenvolverem estes organismos necessitam essencialmente da humidade atmosférica e luz. O substrato tem apenas uma função de suporte. São espécies de estruturas muito simples estando totalmente expostas aos poluentes atmosféricos, que são em muitos casos incorporados com facilidade no próprio organismo. Por outro lado, são muito dependentes do clima da região.

Sapal e Dunas

Visita guiada

15 de Setembro, 09h30 - 11h30

Praia do Barril, Santa Luzia, Tavira

Gratuito

logotipoccvtavira
 
 
 
 

Neste percurso, os participantes terão a oportunidade de descobrir todas as particularidades destes dois ecossistemas, os serviços por eles prestados, a sua biodiversidade e as adaptações dos seres vivos que aqui habitam.

Desmontando o Montado

Actividade teórico-prática

15 de Setembro, 15h00 - 17h30

Centro Ciência Viva do Lousal

Gratuito

transferir

Durante a palestra serão apresentados casos de estudos práticos sobre o ecossistema Montado, assim como a demonstração em sala de algumas técnicas de amostragem de fauna, alguns materiais utilizados e respectivo funcionamento (máquinas fotográficas, detectores de ultra-sons , pitfalls, indícios de presença e guias de campo).

Do CO2 ao O2 - Agir em Ecossistemas Terrestres e Marinhos: Da Lagoa ao Meco - O sistema dunar

Acção de educação ambiental

13 de Setembro, 09h30

Lagoa de Albufeira (praia)

Gratuito, com inscrição prévia

    logo

O projeto "Do CO2 ao O2 - Agir em Ecossistemas Terrestres e Marinhos" insere-se no programa Bandeira Azul Azul da Europa e pretende chamar a atenção para a importância da conservação e gestão sustentável dos recursos naturais na construção de uma economia de baixo carbono. Neste sentido pretende-se levar a efeitos ações de educação ambiental onde serão desvendados vários ecossistemas existentes no concelho bem como algumas curiosidades sobre os mesmos.

Plantas do futuro?

Workshop

14 de Setembro, 11h00 e 15h00

Jardim Botânico de Lisboa

Gratuito, com inscrição prévia

 

muhnac

 

Que plantas podemos especular para o futuro tendo em conta a investigação científica face às alterações globais? Como reconhecê-las no Jardim Botânico de Lisboa?

À descoberta dos musgos da floresta do Porto Santo

Saída de campo

13 de Setembro, 10h00 - 15h00

Percurso Pico Branco-Terra Chã

Gratuito, com inscrição prévia

 

cidadeportosanto 1

 

Sabia que no Porto Santo existem cerca de 133 musgos e plantas afins, na sua maioria restritas ao coberto florestal da ilha?
Sabia que algumas destas plantas apresentam as “folhas” enroladas em espiral, cutículas espessas, papilas e pelos hialinos, para minimizar a perda de água por evaporação e reduzir a temperatura à superfície das células?

Descobrir a microecologia do Jardim Botânico do Porto ultrapassando barreiras de acessibilidade

Visita guiada 

15 de Setembro, 10h00 - 12h00

Jardim Botânico do Porto

Gratuito, com inscrição prévia

universidad do porto

A assinalar o Dia da Ecologia em Portugal e o Dia Internacional do Microrganismo, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, convida-o(a) a participar numa visita guiada focada na microecologia do Jardim Botânico do Porto, ultrapassando ou contornando barreiras físicas que se podem interpor à acessibilidade do espaço.

A biodiversidade à micro-escala

Visita orientada temática

15 e 16 de Setembro, 11h00 e 15h00

Galeria da Biodiversidade

Gratuito, com inscrição prévia

universidad do porto

Se fôssemos microscópicos o mundo parecer-nos-ia maior? Que sentimentos provocam os vírus? O que não mata engorda? É fácil ignorar a diversidade de organismos microscópicos que nos rodeia pelo simples facto de não ser possível vê-los a olho nú.

Are you talking to me? A química (ecológica) enquanto ferramenta de comunicação nos ecossistemas

Palestra 

15 de Setembro, 18h00 - 19h00

Galeria da Biodiversidade

Gratuito, com inscrição prévia

universidad do porto

Com David Pereira, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

O equilíbrio dos ecossistemas é conseguido através da conjugação de vários fatores ambientais, bióticos, químicos e físicos. Um destes fatores é a comunicação que ocorre a nível intra- e inter-espécie e que pode servir objetivos tão distintos como proteção, sinalização de perigo ou acasalamento, entre outros.

Jardins microscópicos: simbioses e coexistências em micro-habitats

Visita guiada 

16 de Setembro, 10h00 - 12h00

Jardim Botânico do Porto

Gratuito, com inscrição prévia

universidad do porto

Desde que haja luz e humidade suficientes, os musgos e líquenes são capazes de colonizar todos os pequenos nichos inadequados para plantas com flores. Estes organismos podem ser quase tão pequenos e estar tão escondidos que nem damos por eles no meio de um jardim. Por outro lado, eles próprios são a “casa” ou o “jardim” de outros animais, plantas, algas ou fungos ainda mais pequenos, que os usam como refúgio, alimento, ou até, um jardim onde repousar.

Água no universo

Palestra

16 de Setembro, 18h00 - 19h00

Galeria da Biodiversidade

Gratuito, com inscrição prévia

universidad do porto

Com Daniel Folha, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva. A água é um composto químico fundamental para a vida como a conhecemos na Terra. Quando olhamos à nossa volta, no Sistema Solar, apresentam-se-nos ambientes desoladores, secos e sem vida. Será que a água é pouco abundante no Universo e vivemos num planeta especial? Vamos lá à procura de outros locais com água e vamos ver se esta pode existir desde o início do Universo.

Água… um recurso renovável mas…

Visita guiada

14 de Setembro, 10h00-12h00

Centro Ciência Viva de Estremoz

Gratuito, com inscrição prévia

centro ciencia viva de

A água que utilizamos resulta essencialmente da água das chuvas acumulada nas albufeiras das barragens ou em profundidade. Mas, o clima está a mudar. Como nos adaptarmos? Principalmente nas regiões onde a água não abunda…Uma visita às pedreiras de Estremoz é um óptimo local para falar sobre estes assuntos e na forma como estas alterações estão a condicionar a nossa vida e…os ecossistemas.

Nomeação do Prof. Jorge Paiva como sócio de honra da SPECO | Tectónica de placas: testemunhos fitogeográficos

Entrega de distinção e palestra

14 de Setembro, 11h00

Universidade de Coimbra

Entrada livre

 

logo speco

 

O Professor Jorge Paiva é um dos mais eminentes botânicos e ecólogos Portugueses. Como sócio número 1 da SPECO, no ano 2018 foi lhe atribuído o estatuto de sócio de honra da SPECO. No dia 14 de Setembro, a SPECO irá entregar uma menção especial ao Prof. Paiva, que retribuirá com a palestra "Tectónica de placas: testemunhos fitogeográficos".

Café de ciência - A atuação do ZASNET no Território: o turismo como eixo estruturante

Tertúlia

14 de Setembro, 21h30

Centro Ciência Viva de Bragança

Gratuito

logo 400x400

No Centro Ciência Viva de Bragança vai realizar-se um Café de Ciência com a Ana Carvalho, diretora do ZASNET - AECT (Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica).

O tema de que vem falar-nos é: "A atuação do ZASNET no Território: o turismo como eixo estruturante".

 

Feitos de Água: exibição de documentário e sessão de debate

Documentário e debate

15 de Setembro, 16h30-19h30

CEAVG, Castro Verde

Gratuito, com inscrição prévia

 

images

 

Exibição do documentário "Água Mole e Pedra Dura" sobre a temática da gestão da água, seguido de debate sobre o uso da água no século XXI em Portugal.

Celebração do Ecology Day na Horta FCUL

Visita guiada

12 de Setembro, 15h00-20h00

Faculdade de Ciências da UL

Gratuito

34604184

Vamos começar este novo ano lectivo com a celebração do dia da Mundial da Ecologia.
Vamos organizar uma visita guiada aos nossos espaços onde serão explicados os vários sistemas de permacultura instalados. A visita irá começar na Hortinha do C2 (FCUL) às 15h e iremos acabar no Permalab. Esta tour deverá demorar cerca de 1h. 

Poluição luminosa: efeitos no ambiente e na saúde

Palestra e workshop

13 de Setembro, 15h00 - 17h30

Esc. Sec. Carolina Michaëlis

Gratuito

image mini

Palestra “Poluição luminosa” por Prof Dr Raúl Lima e Workshop “Efeito da luz artificial nos seres vivos” por Prof Dr Piedade Barros. 
A vida na Terra evoluiu num sistema de alternância entre claridade e escuridão, diária ou sazonal consoante a latitude. A poluição luminosa, resultante do uso da luz artificial em abundância está a transformar esse ciclo, tornando a noite dia. 

CRASM no Ecology Day

Visita guiada

15 de Setembro, 16h00 - 18h00

CRASM, Tojeira, Vilar, Cadaval

Gratuito

 

crasm logo style

 

Venha perceber de que forma é que os centros de recuperação contribuem para a ecologia nacional! Junte-se a nós para celebrar a ecologia e aprender de que forma a missão dos centros de  recuperação está tão relacionada com este tema, para isso faremos uma visita ao centro de recuperação onde no final teremos uma surpresa à vossa espera!

Como podem os abutres beneficiar a vida humana?

Vídeo nas redes sociais

14 de Setembro

Online

 

cibio inbio 16915661965739a48deb9e1

O conhecimento dos ecólogos pode ser usado como ferramente na resposta a desafios económicos e de saúde pública, de modo a promover uma biosfera mais sustentável e contribuir para a sociedade. Num vídeo de 2 minutos, um investigador CIBIO-InBIO irá explicar como podem os abutres beneficiar a vida humana. Este curto vídeo será partilhado nas redes sociais, no dia 14 de Setembro.

Sessão de Debate de Fotografia de Natureza "Boas Práticas para a Conservação da Águia-imperial-ibérica"

Debate

15 de Setembro, 14h00 - 17h00

Sede da LPN, Benfica

Gratuito, com inscrição prévia

 

logo

 

Convidade especial Andoni Canela. Conheça a Águia-imperial-ibérica, as motivações que esta espécie desperta para a fotografia de natureza e a necessidade de boas práticas para a conservação desta ave e da biodiversidade em geral. Participe na discussão da apresentação da proposta de código de conduta e mapeamento de visitação como instrumentos de apoio para a regulação da atividade de fotografia de natureza e de visita das áreas de ocorrência da Águia-imperial em Portugal.

A Importância dos Ecossistemas Ribeirinhos e exposição "Ecossistemas Ribeirinhos"

Palestra e visita guiada

14 de Setembro, 14h30

Bib. Mun. Castanheira de Pêra

Gratuito

 

quercus logo2 315x315

 

Os nossos cursos de água encontram-se hoje sob forte pressão e, muitos deles, estão sujeitos a uma degradação extrema.  É da maior importância conhecer estes ecossistemas, reconhecer as suas ameaças e entender como os podemos preservar.

Mapeamento de plantas invasoras: INVASORAS.PT - Açores

Saída de campo

14 de Setembro, 9h45

Mata do Estado (Terra Chã)

Gratuito, com inscrição prévia

CE3C

Nos Açores, iremos promover uma manhã de identificação e georreferenciação de espécies de plantas invasoras, de modo a alertar para o problema das invasões biológicas, dar a conhecer as espécies invasoras e estimular a participação da comunidade na conservação da natureza.

Sitio LTER Ria de Aveiro – uma gestão baseada no ecossistema: da biodiversidade aos serviços

Seminário

14 de Setembro, 16h00-17h30

Universidade de Aveiro

Gratuito

logo cesam atualizado 2

Seminário sobre o sítio LTER Ria de Aveiro no contexto da investigação realizada no âmbito dos projetos: AQUACROSS, PORBIOTA e BioPradaRia. Os participantes serão convidados a colocar questões, a discutir os resultados e a contribuir com o seu conhecimento e perspetiva sobre o sítio LTER Ria de Aveiro.

Turismo e investigação para a conservação - cetáceos do Sudoeste de Portugal

Palestra

14 de Setembro, 17h00-18h00

Mar Ilimitado, Sagres

Gratuito

logo site anw 2018 300x300 2

Os cetáceos são um grupo de mamíferos marinhos que desenvolveram diversas adaptações ao estilo de vida aquático, o que lhes permite viver em diferentes tipos ecológicos. Estes animais podem ser avistados por todo o mundo, inclusive ao longo da costa Portuguesa. Nesta são desenvolvidos diversos estudos e projectos de investigação com o intuito de conhecer mais sobre estes animais.