Jardins microscópicos: simbioses e coexistências em micro-habitats

Visita guiada 

16 de Setembro, 10h00 - 12h00

Jardim Botânico do Porto

Gratuito, com inscrição prévia

universidad do porto

Desde que haja luz e humidade suficientes, os musgos e líquenes são capazes de colonizar todos os pequenos nichos inadequados para plantas com flores. Estes organismos podem ser quase tão pequenos e estar tão escondidos que nem damos por eles no meio de um jardim. Por outro lado, eles próprios são a “casa” ou o “jardim” de outros animais, plantas, algas ou fungos ainda mais pequenos, que os usam como refúgio, alimento, ou até, um jardim onde repousar.

No caso dos líquenes, temos ainda de pensar que eles próprios são conjuntos de microrganismos que vivem associados para sobreviver. A assinalar o Dia da Ecologia em Portugal e o Dia Internacional do Microrganismo, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, convida-o(a) a participar num percurso pelo Jardim Botânico do Porto que lhe permitirá descobrir estes pequenos organismos na infinidade de locais onde surgem e ao mesmo tempo revelar algumas curiosidades e mitos sobre estes dois grupos biológicos. Junte-se a nós e desvende este património de vida que engrandece a biodiversidade de qualquer jardim. Esta visita está enquadrada na iniciativa Roteiros do Conhecimento 2018.

 

Inscrições

Participação gratuita sujeita a inscrição prévia através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Local

O ponto de encontro na entrada principal do Jardim Botânico do Porto.

 

Organização

Cristiana Vieira, Joana Marques, Paula Portela, Helena Hespanhol

Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto

 

+info: https://mhnc.up.pt/roteiro_16_set_2018/