© Pedro Pinho
© Albano Soares
© Paula Gonçalves
© Rui Félix
© Paula Gonçalves
© Pedro Pinho

Os primeiros passos para a implementação da rede LTER Portugal foram dados em outubro de 2003, quando a SPECO promoveu o workshop “Implementing the European network of LTERS (Long term Ecological Research Sites)”. Desde então a SPECO foi a entidade dinamizadora e promotora do processo de criação e desenvolvimento da rede de sítios LTER em Portugal, assegurando também a sua representação internacional. O lançamento oficial da rede LTER Portugal, cuja criação teve o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, teve lugar em 15 de Julho de 2011 na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Actualmente a rede LTER Portugal integra 4 sítios/plataformas e integra a infraestrutura PORBIOTA do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico, da qual a SPECO é entidade parceira, permanecendo como dinamizadora da rede em Portugal.

 

logo lter portugal 

Para saber mais: http://www.lterportugal.net/

 


 

Reunião do ILTER (International Long Term Ecological Research) 2012

A SPECO organizou, em parceria com a Rede Internacional ILTER, a reunião anual do grupo de trabalho ILTER, entres os dias 17 e 21 de Setembro de 2012 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Durantes estes dias, 70 participantes de 32 países definiram estratégias de fortalecimento e expansão da Rede ILTER. A reunião foi antecedida por um simpósio público: "Science, Business and Society".

Queremos agradecer a colaboração dos palestrantes e de todos os participantes no sucesso desta iniciativa.

 

Saber mais:

 

View the embedded image gallery online at:
http://speco.pt/pt/lter-portugal#sigProIdd24df81502

Concurso para selecção de observatórios de investigação ecológica

No âmbito do estabelecimento da rede LTER nacional e a sua integração na rede internacional, decorreu, entre os dias 15 de Junho e 31 de Julho de 2009, o período de candidatura do primeiro concurso para a selecção de 3-4 observatórios de investigação ecológica.

Com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fundação Luso-Americana, a SPECO orgulha-se de ter liderado este processo de criação da rede LTER Portugal, tendo promovido e participado, desde Outubro de 2003, em diversos eventos nacionais e internacionais. 

Foi por isso com grande satisfação que vimos este projecto chegar a esta fase decisiva, sendo que a representação da rede LTER Portugal a nível internacional continuará ainda a ser assegurada pela SPECO.