© Pedro Pinho
© Albano Soares
© Paula Gonçalves
© Rui Félix
© Paula Gonçalves
© Pedro Pinho

Revista Ecologi@

A revista Ecologi@ é uma publicação online para divulgação do conhecimento científico em todos os domínios da Ecologia. Tem uma periodicidade quadrimestral e sua edição é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

 

Editor Principal:

Paula Sobral

 

Editores Associados:

Cristina Máguas

Helena Freitas

Lia Vasconcelos

Margarida Santos-Reis

 

Enquadramento

A Revista Ecologi@ é uma edição online de divulgação científica no domínio da Ecologia. Tem uma periodicidade Quadrimestral e sua gestão é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Ecologia. Inclui 5 Secções: Entrevista, Artigos Científicos, Artigos de Revisão, Artigos de Opinião, e Resumos de Teses e Projectos. A Revista fundamenta-se na submissão de documentos pela Sociedade Científica e Académica Portuguesa, e dos Países Lusófonos, envolvida na investigação e desenvolvimentos de projectos em Ecologia.

 

Secções

Artigos Científicos: Artigos inéditos de divulgação científica ou científico-técnica em vários domínios específicos da Ecologia, mas enquadrados com o tema da edição.

Artigos de Revisão: Artigos de divulgação em temas de Ecologia com particular interesse para a comunidade portuguesa.

Artigos de Opinião: Artigos de intervenção provenientes de uma participação cidadã activa e informada.

Resumos de Teses e Projectos: Resumos de teses de Doutoramento, Mestrado ou de Licenciatura, assim como de projectos de investigação realizados no decurso do percurso académico. Os resumos deverão ser relativamente recentes.

Entrevista: Da responsabilidade do Corpo Editorial, em cada edição será feita uma entrevista a uma personalidade que se destaca na projecção da Ciência Ecológica e na defesa do Meio Ambiente.

 

Normas para submissão de trabalhos para serem publicados:

1- Normas Gerais

1.1- Os documentos a submeter devem estar enquadrados em apenas uma das seguintes secções: Artigos Científicos, Artigos de Revisão, Artigos de Opinião, Teses e Projectos.

1.2- Os documentos poderão ser submetidos em qualquer uma das seguintes Línguas: Português ou Inglês.

1.3- Os documentos devem ser enviados em formato electrónico, como anexo, para o seguinte endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com indicação clara da Secção e da Edição à qual se submetem. Caso o documento inclua no seu texto tabelas e figuras, as mesmas devem também ser enviadas como anexo.

1.5- Juntamente com o documento deve ser enviada pelo autor uma fotografia da sua autoria, concedendo-nos o direito da sua publicação no site da Revista Ecologi@. Essa fotografia ilustrará o trabalho.

1.6- Caso os documentos submetidos não se enquadrem com o tema da edição, ou fiquem aquém do grau de exigência esperado, o Corpo Editorial reserva-se ao direito de não publicar ou de sugerir alterações aos mesmos.

2- Normas relativas à dimensão dos Artigos

2.1- Conteúdos e Formatação

Qualquer documento enviado para avaliação deverá ter os seguintes elementos:

Título (Em letra minúscula. Letra Verdana 10)

Autores (Em letra minúscula, excepto a primeira letra dos Nomes. Letra Verdana 9. A referência ao Autor deve ser feita através do Apelido, seguido das iniciais dos Nomes Próprios. A separação entre os diferentes Autores é feita por vírgulas)

Endereços dos autores (Em letra minúscula. Letra Verdana 8. Deve ser apresentada a morada completa, assim como o endereço de e-mail. Caso exista mais que um autor e diferentes moradas das respectivas instituições, deverá ser apresentada uma referência, através de um número, para todas as moradas)

Resumo (Em letra minúscula. Letra Verdana 9. O resumo do documento deve ter entre 10 e 15 linhas. Este aparecerá na página de abertura da Revista Ecologi@, com o respectivo link para o documento integral. Não deverá conter imagens, gráficos ou tabelas).

Corpo do texto (Em letra minúscula. Letra Verdana 9. Deverá ter entre 2000 e 3000 palavras consoante os casos, ver ponto 2. Poderá incluir elementos como imagens, gráficos ou tabelas que, além de inclusos no corpo do texto, deverão ser enviados individualmente, no formato jpeg, e com resolução suficiente para que possam ver todos os detalhes dos mesmos)

Bibliografia (Em letra minúscula. Letra Verdana 8. Devem ser apresentadas no final do Corpo do texto)

Nota: A Edição da Revista Ecologi@ reserva-se ao direito de alterar o aspecto do documento. Não será contudo alterado, retirado ou adicionado, qualquer conteúdo ao mesmo.

 

2.2- Dimensão

Artigos Científicos: O texto não deve ter mais de 3000 palavras (valor indicativo).

Artigos de Revisão: O texto não deve ter mais de 2500 palavras (valor indicativo).

Artigos de Opinião: O texto não deve ter mais de 2500 palavras (valor indicativo).

Resumos de Teses e Projectos: O texto não deve ter mais de 2000 palavras (valor indicativo).