top of page
Helena Silva

#ResECO | Glossário

A Rede Portuguesa de Restauro Ecológico (ResECO) foi oficializada a 2 de Agosto de 2019 no âmbito do 15º Congresso da Federação Europeia de Ecologia, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 

A oficilização deu-se através de assinatura de um protocolo entre a Society for Ecological Restoration Europe (SERE; Sociedade Europeia de Restauro Ecológico) e a SPECO. A assinatura do protocolo ficou marcada pelos discursos das investigadoras que actualmente coordenam a Rede, Alice Nunes -  investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c (FCUL) - e Patricia Rodríguez González - investigadora do Centro de Estudos Florestais – CEF (Instituto Superior de Agronomia) -, bem como de Melinda Halassy, representante da Direcção da SERE. 

reseco-pequeno.png
rede-portuguesa-restauro-ecologico.jpg

A apresentação pública foi antecedida pelo 1º Encontro da Rede que teve lugar a  21 de março e que contou com a presença de 53 profissionais de restauro ecológico vindos de norte a sul do país – na sua maioria investigadores, mas também profissionais da administração pública, entre os quais representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), de empresas públicas e privadas, organizações não governamentais, e também estudantes e sociedade civil. O encontro contou ainda com a apresentação de Jordi Cortina (Coordenador da SERE) sobre a missão e trabalho da SERE.

Actualmente a rede LTER Portugal integra 4 sítios/plataformas e integra a infraestrutura PORBIOTA do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico, da qual a SPECO é entidade parceira, permanecendo como dinamizadora da rede em Portugal.

São já mais de 200 membros os profissionais e entidades inscritos na Rede Portuguesa de Restauro Ecológico, representando áreas tão diversas como o restauro de florestas e agro-florestas, de pedreiras e minas, áreas afetadas pela construção de infra-estruturas (ex. estradas), áreas urbanas, rios e zonas húmidas, zonas costeiras incluindo sistemas dunares, ecossistemas marinhos (ex. pradarias marinhas) e ecossistemas insulares, incluindo temas mais específicos como a recuperação de áreas ardidas ou o controlo e erradicação de espécies invasoras.

A Rede tem como principais funções e prioridades:
 

  1.  Reunir e partilhar informação sobre o restauro ecológico em Portugal; criar uma base de dados de projectos de restauro ecológico em Portugal com as respectivas localizações; criar uma plataforma de partilha;

  2.  Facilitar a comunicação dentro da rede e dinamizar iniciativas com outras organizações e sociedades: organização de um congresso nacional; elaborar publicações conjuntas (p. ex relatórios, artigos, livros, manuais de boas práticas); fomentar a colaboração com entidades públicas e privadas; divulgar legislação aplicável e oportunidades de financiamento;

  3.  Formação técnica: realizar cursos, workshops, seminários técnicos;

  4.  Promover acções de divulgação e sensibilização para a sociedade, empresas privadas e administração pública; publicação de revista ou newsletter; divulgação de boas práticas;

  5.  Transferência de conhecimento para decisores políticos: formar um comité científico de aconselhamento; produzir relatórios técnicos conjuntos; dinamizar e elaborar uma estratégia de valorização do restauro ecológico em Portugal.

Os investigadores interessados em participar na Rede Portuguesa de Restauro Ecológico devem contactar as investigadoras Alice Nunes e Patrícia Rodríguez González através do email: reseco@speco.pt

A Rede Portuguesa de Restauro Ecológico é uma parceira da rede

SER Europa - Society for Ecological Restoration.

info@ser-europe.org

logo_ser-europe.png
Captura de Ecrã (306).png

Já está disponível o Portal do Restauro da Natureza, da responsabilidade do ICNF, onde serão apresentadas informações sobre a elaboração do Plano Nacional de Restauro da Natureza.

International Principles & Standards for the Practice of Ecological Restoration (2019)
Autores: Gann GD, McDonald T, Walder B, Aronson J, Nelson CR, Jonson J, Hallett JG, Eisenberg C, Guariguata MR, Liu J, Hua F, Echeverria C, Gonzales, EK, Shaw N, Decleer K, Dixon KW.  

 

Esta obra pioneira apresenta diretrizes atualizadas e ampliadas sobre a prática da restauração ecológica, esclarecendo seu escopo e as ações relacionadas ao restauro ambiental, com contribuições e reflexões de um grupo internacional e diverso de cientistas e profissionais atuantes na área. 

29.png
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn

(+351) 217 500 439

(chamada para a rede fixa nacional)

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C4, 1º Piso, Sala 4.1.32
1749-016 Lisboa

DivECO
SPECO
InvECO
ResECO

© 2025 SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia. Todos os direitos reservados.

bottom of page