top of page
Bem-vindo(a) | Resumos | Inscrições | Oradoras convidadas | Mesa redonda | Prémios | Programa | Cursos & Workshops | Local do evento | Posters | Sustentabilidade
A organização do 22º Encontro Nacional de Ecologia tem a honra de anunciar as seguintes oradoras convidadas:
Helena Freitas
Helena Freitas é Professora Catedrática de Biodiversidade e Ecologia no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e detém a Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável. Coordena atualmente o Centro de Ecologia Funcional - Ciência para as Pessoas (CEF) e para o Planeta, e o FitoLab - Laboratório Fitossanitário do Instituto Pedro Nunes, fazendo ainda parte do Conselho Científico do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Contribuiu para a integração do CEF no Laboratório Associado TERRA, que ajudou a formar.
Helena Freitas coordenou ou participou em vários projetos e consórcios nacionais e internacionais, incluindo o Millennium Ecosystem Assessment, orientou mais de 50 teses e dissertações de doutoramento e de mestrado e publicou mais de 200 artigos científicos e outros textos de promoção e divulgação científica. Os seus interesses científicos estão relacionados com Ecologia; Ecossistemas Mediterrânicos; Floresta e Agricultura; Ecologia e Gestão de espécies exóticas e invasoras; Conservação da Natureza; Biodiversidade; Fisiologia da árvore; Diversidade de Plantas e Fungos; Tolerância ao Stress e Biorremediação; Política Ambiental; Bioenergia; Conservação da Natureza; Ecologia Microbiana; Ecologia e Sociedade. E representante nacional no IPBES (Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services) e foi recentemente nomeada pelo Ministro do Ambiente e Ação Climática como representante nacional no Comité Internacional do programa UNESCO MAB (Man and the Biosphere).
Em março de 2000 foi agraciada com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.
Ana Hilário
Ana Hilário é investigadora no CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro. A sua investigação, em ecologia e conservação de ecossistemas do oceano profundo, centra-se em três pontos: biodiversidade e biogeografia, ciclos-de-vida e conectividade. Ana é licenciada em Ciências do Meio Aquático pela Universidade do Porto (Portugal) e doutorada em Ciências do Oceano e da Terra pela Universidade de Southampton (Reino Unido). Nos últimos 15 anos a Ana liderou vários projetos e participou em mais de 20 cruzeiros oceanográficos dedicados ao estudo de ecossistemas de profundidade. Atualmente, co-lidera o programa Challenger 150 (www.challenger150.world), um programa de 10 anos de investigação biológica no oceano profundo, endossado pela Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.
Deborah Power
Deborah Power, docente da Universidade do Algarve e investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), é membro correspondente estrangeiro da Academia Real de Ciência e Artes de Barcelona (Reial Acadèmia de Ciències i Arts de Barcelona).
É Professora de Biotecnologia na Universidade do Algarve e Coordena a secção de Aquicultura e Biotecnologia do Centro de Investigação em Ciências Marinhas. Recebeu o PhD pela Faculdade de Medicina da Universidade de Liverpool, Reino Unido e após pós-doutoramento no St Georges Hospital, integrou a Direção de Investigação Pesqueira do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação. Posteriormente mudou-se para Portugal e fundou, com Adelino Canário, o Laboratório de Endocrinologia Comparada e Biologia Integrativa.
A sua área de investigação é a endocrinologia comparativa e biologia integrativa de peixes e moluscos. Atualmente, a sua sua investigação tem como alvo o sistema endócrino e a impressão e imunidade inata em peixes e moluscos num ambiente em mudança. De uma perspetiva aplicada, os resultados contribuíram para melhorar a aquicultura através da genética, da impressão em ovos e larvas e de ferramentas de diagnóstico.
Deborah Power recebeu uma cátedra de mérito para mulheres pela Universidade de Gotemburgo, Suécia (2011-2012) e foi recentemente reconhecida com um Doutoramento Honoris Causa pela sua contribuição para a aquicultura de peixes pela Universidade de Gotemburgo (2012). Nomeada em 2015 investigadora distinta pelo Athlone Institute of Technology, Athlone, Irlanda. Em 2015, tornou-se especialista do programa Shanghai Oversea.
É Vice-Presidente da Federação Internacional das Sociedades de Endocrinologia Comparativa (IFSCE), Vice President da Sociedade Europeia e até 2017 Presidente da Sociedade Ibérica (AIEC). É, desde 2012, Vice-Directora do programa europeu Marie Curie (MSCA).
bottom of page