top of page
ENE 2024 Banner Wix.png

A investigação ecológica ao serviço da conservação

Após meses de negociação, o Parlamento Europeu adoptou a Lei do Restauro da Natureza a 27 de Fevereiro. Mais de 6000 cientistas estiveram na base de toda esta discussão, arranjando argumentos para pressionar os políticos a aceitar esta adopção.

Este papel dos cientistas e da sua capacidade de justificar, com base em conhecimento científico, é urgente ser reconhecido. A actual situação de alteração climática que vivemos, com os ecossistemas terrestres e marinhos a mostrar que os limites críticos se estão a aproximar, indicia riscos globais. Os limites, uma vez ultrapassados, poderão resultar em mudanças rápidas e persistentes. Gerir e mitigar com precisão os riscos requer uma mudança fundamental no pensamento sobre o valor da natureza, incluindo a contabilização do capital natural e dos custos da degradação dos ecossistemas no desenvolvimento económico e na qualidade de vida. 

Qual o papel da investigação ecológica, básica e fundamental, para dar resposta a situações de crise?  
Como integrar o conhecimento gerado pelos ecólogos no planeamento de conservação? Como proteger o que ainda não se conhece? Como mostrar que o conhecimento das comunidades biológicas e do seu funcionamento para compreender as consequências ambientais, económicas e sociais de uma transição energética feita a qualquer custo é necessário e urgente?

Estas e outras questões vão servir de mote para demonstrar a necessidade dos ecólogos se juntarem, partilharem experiências e resultados e discutir temas relevantes que procuram juntar a ciência à sociedade, sem abdicar do seu foco principal: não há conhecimento sem investigação científica. 

É este o desafio do 23º Encontro Nacional de Ecologia, que incentiva a submissão de trabalhos em todos os domínios da ecologia. O BIOPOLIS/CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) e o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), centros de investigação associados à Universidade do Porto onde a investigação fundamental em ecologia é um ponto forte, organizam com a SPECO este 23º ENE. O ENE terá lugar nas instalações do Instituto Pernambuco.

Organização

SPECO / BIOPOLIS/CIBIO / CIIMAR

Comissão organizadora

 

Henrique Queiroga - SPECO

Elsa Froufe, Francisco Arenas, Irene Martins - CIIMAR

Carlos Vila-Viçosa, Clara Grilo, Luís Reino - BIOPOLIS/CIBIO

Helena Serrano, Maria Amélia Loução. - cE3c, FCUL Lisboa, SPECO

Mónica Maia-Mendes - Centro de Formação da SPECO

Comissão científica

João Alexandre Cabral, Edna Cabecinha - UTAD

José Alves, Ana Hilário, Marina Cunha, Heliana Teixeira, Ricardo Calado, Rita Torres - CESAM 

Jorge Gonçalves, Joana Cruz, Vânia Baptista, Aschwim Engelen - CCMAR 

Pedro Gomes, Felipe Costa, Ronaldo Sousa - CBMA

Sílvia Carvalho, Miguel Porto - BIOPOLIS/CIBIO

Sandra Ramos, Francisco Arenas, Elsa Froufe, Irene Martins - CIIMAR 

Jaime Ramos - MARE

Sara Santos - MED-UEvora

Ana Sofia Reboleira, Pedro Vaz, Alice Nunes - cE3c 

Ana Filipa Filipe - ISA, Centro de Estudos Florestais

Mário Boieiro, Isabel Amorim - cE3c, polo dos Açores

bottom of page