top of page
ENE 2024 Banner Wix.png

Mesa-redonda

Esta mesa-redonda, com o tema “A investigação ecológica ao serviço da transição climática e económica”, e que terá lugar na tarde do dia 26 de Novembro de 2024, pretende ser uma oportunidade para discutir as preocupações de cientistas e autoridades responsáveis pela descarbonização da economia e pela salvaguarda da biodiversidade, relativamente às actividades que visem a transição climática com abordagens inovadoras e colaborativas e a adopção de métricas comuns que possam medir os impactos das diferentes opções.

Os intervenientes desta mesa-redonda serão:

  • Fernando AscensãoInvestigador Auxiliar, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, cE3c - Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes.

​Sou ecólogo, investigador em infra-estruturas de transportes e energia e biodiversidade. Tenho dedicado a maior parte da minha investigação aos impactos de estradas, caminhos-de-ferro, linhas eléctricas e, mais recentemente, parques solares, em diferentes espécies e processos ecológicos, principalmente na Europa e no Brasil, utilizando abordagens baseadas no campo e na modelação computacional. Actualmente, estou interessado em estudar a forma como estas diferentes infra-estruturas têm impacto nos processos ecológicos e na dinâmica populacional, e como podemos melhorar os serviços de ecossistema na área onde são instaladas as infra-estruturas (por exemplo, bermas das estradas e parques solares).

​Licenciada em Biologia Ambiental (terrestre), pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem vasta experiência em consultoria e investigação aplicada na área de avaliação de impactes de infraestruturas, como parques eólicos, linhas elétricas e estradas, na biodiversidade. A sua tese de doutoramento (pela Univ. do Porto) ganhou, em 2022, o prémio SPECO para melhor “doutoramento em Ecologia”, tendo a sua investigação se focado na melhoria do conhecimento sobre o risco de colisão das aves com linhas elétricas, assim como das estratégias de mitigação e monitorização deste impacte. É atualmente investigadora do centro BIOPOLIS/CIBIO, onde desenvolve a sua investigação no âmbito na parceria “REN-BIOPOLIS em Biodiversidade” e outros projetos nacionais e internacional ligados a infraestruturas de energia.

Liliana Benites, formada em Engª do Ambiente pela Universidade de Aveiro, trabalha​ atualmente na unidade organizativa de Environmental Operations Portugal da EDP. Esteve ligada ao licenciamento e construção de projetos hidroelétricos, nomeadamente o AH de Foz Tua, incluindo a implementação das respetivas medidas ambientais. Atualmente atua no licenciamento de novos projetos de energia e na implementação e manutenção de medidas ambientais da fase de exploração dos ativos.

Sandra Sarmento é Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte desde maio de 2019 e Vogal do Conselho Diretivo do ICNF desde setembro de 2018, em janeiro de 2023 foi nomeada Vogal não executiva da Fundação Côa Parque. Tem uma licenciatura em Arquitetura Paisagista (Universidade de Évora, 1995), mestrado em Instrumentos e Técnicas de Apoio ao Desenvolvimento Rural - Especialização de Gestão de Recursos Naturais (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2002), pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Promoção da Iniciativa Local em Meios Rurais (Associação Nacional de Oficina de Projeto em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2007), Pós-graduação em Incêndios Florestais (ISLA, 2021), tendo concluído a componente curricular do curso de Doutoramento em Arquitetura Paisagista e Ecologia Urbana (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2012). Sandra Sarmento foi Chefe de Divisão do Douro Interior (maio de 2013 a setembro de 2018) e Chefe de Divisão de Planeamento e Comunicação (agosto de 2012 a maio de 2013), na Administração da Região Hidrográfica do Norte da Agência Portuguesa do Ambiente.

"É Natural do Rio de Janeiro mas vive em Portugal há 25 anos. Foi directora do Jornal Universitário do Porto, passou pela Ciência e Tecnologia no Canal Superior, editou notícias do portal AEIOU.pt. Fez um mestrado em Cinema Documental e entrou no PÚBLICO para integrar a equipa de áudio, onde produziu podcasts em áreas desde a igualdade de género às questões europeias. Hoje faz parte do Azul, secção dedicada à crise climática e sustentabilidade. Tem prazer em ouvir e contar histórias que ficam à parte e está sempre aberta a novos desafios, especialmente os pouco óbvios, difíceis de explicar." In publico.pt

bottom of page