top of page
banners speco_Prancheta 1 cópia 2.jpg

Pergunta a um Ecólogo

capa (com logo ctt).png

Ecólogos Voluntários

Adriana Príncipe

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) - FCUL 

Sou bióloga, trabalho em investigação na área da Ecologia desde 2013. Tenho-me focado principalmente na ecologia das florestas mediterrânicas, onde predominam zonas de montado dominadas por sobreiros e azinheiras. É nestes ecossistemas que tenho estudado o efeito das condições microclimáticas na regeneração natural, na mortalidade e na produtividade destas árvores. Neste momento colaboro em vários projetos de investigação que têm como áreas de estudo estes ecossistemas mediterrânicos.

Alice Nunes

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) & CHANGE - FCUL 

Sou bióloga e doutorada em Ecologia e investigadora do cE3c & CHANGE na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Sou especialista em Ecologia Funcional de Plantas e de zonas Semiáridas, e em Restauro de Ecossistemas. Tenho coordenado diversos projetos de investigação utilizando a biodiversidade para monitorizar o funcionamento, resiliência e serviços dos ecossistemas, e como uma ferramenta para melhor gerir, adaptar e restaurar ecossistemas afetados pelas alterações climáticas e outras mudanças globais, incluindo pedreiras, dunas, zonas urbanas e os sistemas agroflorestais de montado.

2.png
3.png

Daniel Crespo

CESAM -  Universidade de Aveiro

Sou doutorado em biociências pela Universidade de Coimbra. Tenho trabalhado quase sempre em sistemas aquáticos, principalmente estuários, mas também nas zonas costeiras marinhas, e de vez em quando em água doce. Tenho desenvolvido trabalho com espécies invasoras e efeito das alterações climáticas. Agora estou a trabalhar no projecto A-AAGORA: Cooperação intersetorial para o restauro de ecossistemas marinhos e costeiros e o aumento da resiliência climática através da inovação transformadora.

David Jacinto

Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) - Universidade de Évora

Sou investigador na área da ecologia marinha, colaborando com investigadores nacionais e internacionais em estudos de processos físicos e biológicos que afectam a distribuição de espécies em ambientes rochosos de zonas temperadas; mecanismos de transporte costeiro e influência do comportamento larvar na retenção e dispersão de larvas em águas costeiras; e biologia de populações, aquacultura experimental, pesca e gestão de recursos marinhos.

4.png
5.png

Elizabete Marchante

Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da Vida -  Universidade de Coimbra

Faço investigação com plantas invasoras, em especial em ecologia e controlo biológico. Dedico-me também à sensibilização ambiental e comunicação de ciência sobre o tema, colaboro em projectos de gestão de plantas invasoras com entidades diversas e presto apoio à comunidade em temas relacionados com identificação e controlo de plantas invasoras. Sou uma das responsáveis pela plataforma INVASORAS.PT.

Francisco Petrucci-Fonseca

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) - FCUL; Grupo Lobo

Nasci na Covilhã em 1953. Sou Doutorado pela Universidade de Lisboa, e professor jubilado da FCUL. Lecionei várias disciplinas e orientei diversos trabalhos académicos na área da Biologia Animal. Integro grupos de trabalho de âmbito nacional e internacional. Sou autor e coautor de diversas publicações científicas. Sou um dos fundadores e presidente do Grupo Lobo e diretor do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. Sou ainda Investigador do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas. Tenho como um dos meus objetivos de vida contribuir para a coexistência pacífica entre o homem e o lobo. 

6.png
7.png

Frederico Martins

Doutorando - Universidade de Évora

Eu sou um ecólogo que se dedica ao estudo de ecologia animal e conservação. Estou a fazer o meu doutoramento na universidade de Évora e que se intitula: Dos modelos de ocupação de morcegos até à implementação de medidas de conservação. Já tive a oportunidade de trabalhar em vários países como Brasil, Suécia, Reino unido e lá está, Portugal. Também também experiência na área de impacto ambiental e de educação ambiental. 

Graça Oliveira

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) - FCUL

Sou investigadora e procuro compreender como é que as plantas respondem a diversos constrangimentos ambientais, principalmente em contexto de restauro ecológico de áreas degradadas (sobretudo pedreiras) e sustentabilidade dos montados (em particular, do sobreiro). Sou co-autora de diversas publicações e participante em vários projectos nacionais e internacionais abordando estas temáticas. Actualmente, dedico-me também à revisão de textos científicos ou de divulgação científica.

8.png
10.png

Hélia Marchante

Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da Vida - Universidade de Coimbra

Sou bióloga e professora na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra onde adoro ensinar temáticas como Botânica, Gestão de Espécies Invasoras e Biologia da Conservação. Sou investigadora na área das plantas invasoras, e estudo a sua ecologia, como interagem com outras espécies, como as controlar (com controlo biológico!), etc. Publico artigos científicos, de divulgação e livros. Sou fã de comunicação de ciência, sensibilização ambiental e ciência cidadã.

Henrique Queiroga

Universidade de Aveiro

Sou Professor Associado com Agregação do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, onde leciono Ecologia Marinha e Estuarina, Oceanografia Biológica, Conservação Marinha e outras disciplinas na área das Ciências do Mar. Tenho a qualificação de Especialista em Ambiente, atribuída pela Ordem dos Biólogos. Sou ainda membro do Conselho Nacional para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Painel Científico da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas. Os meus principais interesses de investigação relacionam-se com os padrões espaciais da biodiversidade marinha e os processos de dispersão e recrutamento de larvas de animais marinhos, incluindo a interação do comportamento das larvas com o forçamento oceanográfico e atmosférico, utilizando diversas metodologias, entre as quais técnicas moleculares e modelação numérica dos processos de dispersão dos organismos. Esta investigação é relevante para compreender a distribuição e dinâmica populacional destas espécies, e para a implementação e gestão de Áreas Marinhas Protegidas. Desenvolvo ainda trabalhos de modelação de processos ecológicos e biogeofísicos em ambientes estuarinos e costeiros. Outros interesses de investigação consistem no desenvolvimento de metodologias para a quantificação da produção de atividades de mariscagem em águas costeiras, e ainda a avaliação e a valorização dos serviços de ecossistemas marinhos.

11.png
9.png

Hugo Rebelo

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) - FCUL

Sou biólogo e trabalho em conservação da natureza e sustentabilidade, focando-me nos morcegos para esse efeito. Procuro entender onde ocorrem as populações de morcegos, quais as espécies mais ameaçadas e o que podemos fazer para reverter essa situação de ameaça. Em paralelo, tenho trabalhado com os agricultores e municípios para os ajudar na transição para modelos de gestão mais sustentáveis onde a conservação das populações de morcegos é utilizada no combate de pragas agrícolas e florestais. Através da sustentabilidade procura-se melhorar a qualidade de vida das pessoas com a conservação da natureza.

Inês Domingues

Departamento de Biologia e CESAM - Universidade de Aveiro

Sou investigadora auxiliar e trabalho na área de ecotoxicologia ambiental usando o peixe zebra para compreender melhor os efeitos e modos de acção de diversos contaminantes ambientais. Tenho também interesse nas alterações climáticas, da(s) sustentabilidades(s), educação ambiental e restauro ecológico.

12.png
13.png

Isabel Caçador

Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa

Sou bióloga, especialista em ecologia de sapais. O meu trabalho de investigação centra-se na área da ecologia marinha e estuarina. Estudo os processos biogeoquímicos que ocorrem nos sedimentos dos sapais. A retenção de metais pesados nos sedimentos e nas plantas, como parte integrante dos processos que controlam a mobilidade e disponibilidade destes elementos nos sistemas estuarinos, e o papel das plantas e dos microrganismos nestes processos influenciando por exemplo a especiação química dos metais pesados, têm sido parte importante da minha actividade. 

Joana Jesus

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) - FCUL

Olá! Sou microbióloga e estou a fazer o meu trabalho de investigação de doutoramento no cE3c. Sou muito curiosa e gosto muito de aprender sobre as relações planta-microorganismo que se estabelecem e que funções desempenham estes parceiros microbianos (tanto as bactérias, como os fungos). A espécie que eu estudo é a Acacia longifolia, uma das plantas invasoras mais dispersas pelonosso país. Por ser uma espécie invasora, a acácia necessita de se adaptar aos novosecossistemas, por isso, o meu interesse é identificar essas estratégias, procurando percebermelhor o seu sucesso invasor. O facto do meu doutoramento juntar a ecologia e a microbiologia permite-me fazer o que mais gosto na ciência: o trabalho de campo e a investigação em laboratório. Ao estudar as adaptações desta espécie, poderei contribuir com mais conhecimento para a implementação de estratégias de controlo e para a conservação dos nossos ecossistemas nativos.

14.png
15.png

João Loureiro

FLOWer Lab do Centro de Ecologia Funcional - Universidade de Coimbra

Sou Professor Associado no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Conjuntamente com a Sílvia Castro coordeno o FLOWer Lab do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, um laboratório que se dedica ao estudo da polinização e dos polinizadores em agroecossistemas e em sistemas naturais.

João Serôdio

Universidade de Aveiro

Fiz os meus estudos básico, secundário e universitário em Lisboa, onde me licenciei em Biologia e doutorei em Ecologia e Biossistemática na Universidade de Lisboa. Sou atualmente professor na Universidade de Aveiro, onde leciono e faço investigação na área da Ecologia Marinha e Fisiologia Vegetal, principalmente sobre microalgas e simbioses destas com animais, incluindo corais.

16.png
17.png

Jorge Marques da Silva

Departamento de Biologia Vegetal; Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) - FCUL

Sou Professor Associado com Agregação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas. Doutorado e Agregado em Biologia (especialidade Fisiologia e Bioquímica), especializei-me em (eco)fisiologia vegetal, centrando-me no estudo da resposta fotossintética a stresses abióticos. Fui membro do Conselho Nacional de Educação e sou coordenador da Rede Temática Interdisciplinar do Agro-Alimentar e Florestal (RedeAGRO) da Universidade de Lisboa e Presidente da Sociedade Portuguesa de Biologia de Plantas. 

Jorge Palmeirim

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) - FCUL

Sou Biólogo e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Sou membro do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, e investigo formas de proteger a biodiversidade, trabalhando especialmente com morcegos e aves. Coordeno uma equipa de investigadores que trabalha principalmente em países tropicais, como o Brasil e a Guiné-Bissau, país onde nasci. Sou também voluntário em associações de defesa do ambiente, especialmente na Liga para a Protecção da Natureza. O meu envolvimento com o lince começou quando ainda era aluno na faculdade e fui, através da Liga para a Protecção da Natureza, responsável pela campanha para salvar os linces na serra da Malcata.

18.png
19.png

José Alves

CESAM -  Universidade de Aveiro

Sou um ecólogo que procura entender como a biodiversidade pode responder às alterações globais. Uso como modelo de estudo a aves migradoras, com especial atenção às aves limícolas. Estas são espécies que estão na linha da frente das mudanças climáticas nas suas zonas de reprodução no ártico e subártico e enfrentam uma perda de habitat assinalável nas suas zonas de não reprodução, pois estão muito associadas a zonas húmidas costeiras, onde a pressão antropogénica é cada vez maior.

José Lino Costa

Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) - Universidade de Lisboa

Sou Licenciado em Recursos Faunísticos e Ambiente – Biologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), e Doutor em Biologia (Ecologia e Biosisstemática) pela Universidade de Lisboa. Integro o Colégio de Ambiente da Ordem dos Biólogos e sou Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde desempenho o cargo de coordenador do Mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental. Sou coordenador da infraestrutura de investigação Rede Portuguesa de Monitorização Costeira (CoastNet) e membro do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e da Rede de Investigação Aquática (ARNET).

20.png
21.png

José Matos

Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV)

Sou Licenciado em Biologia pela FCUL e Doutorado em Biologia Molecular pelo King’s College London da Universidade de Londres. Sou investigador no INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), onde sou coordenador do Laboratório de Genética Molecular da Unidade de Investigação e Serviços em Recursos Genéticos e Biotecnologia deste Instituto.

José Xavier

Centro de Ciências do Ambiente e do Mar (MARE) - Universidade de Coimbra

Sou doutorado pela Universidade de Cambridge, e actualmente professor associado da Universidade de Coimbra e investigador convidado da British Antarctic Survey. Faço investigação na Antártida desde 1997, onde integro ciência, educação e medidas políticas, e já fiz mais de 10 expedições à Antártida. As principais áreas onde faço investigação é o comportamento de predadores de topo (pinguins, albatrozes e focas) e as suas presas no Oceano Antárctico em relação às alterações climáticas. Sou o chefe da delegação de Portugal no Tratado da Antártida. 

22.png
23.png

Maria Amélia Martins-Loução

Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa

Sou bióloga, Ecóloga e comunicadora de ciência. Sou investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Globais (cE3c), e Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO). Dediquei-me ao estudo do uso do azoto no continuum solo-planta-atmosfera e na relação planta-microrganismo. Simultaneamente, com base no conhecimento da ecologia das espécies, desenvolvi estratégias de conservação de plantas. Fui Presidente do Museu Nacional de História Natural e coordenadora de uma exposição intitulada “Aventura da Terra. Um Planeta em Evolução”. 

Maria de Jesus Fernandes

Bastonária da Ordem dos Biólogos

Sou Bastonária da Ordem dos Biólogos desde 30 de março de 2021. Sou licenciada em Biologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Mestre em Etologia, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa. 

Maria de Jesus Fernandes.png
24.png

Maria João Verdasca

Instituto Gulbenkian de Ciência

Sou Bióloga e Coordenadora do Programa de Escolas do Instituto Gulbenkian de Ciência e do projeto educativo Lab in a Box.

Miguel Rosalino

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) & CHANGE - FCUL 

Sou biólogo e doutorado em Biologia pela Universidade de Lisboa, e investigador no cE3c & CHANGE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A minha investigação centra-se em perceber o impacto das actividades antrópicas nos indivíduos e populações de mamíferos terrestres e nos seus processos e padrões ecológicos, e em desenvolver estratégias para a conservação dos mamíferos, em especial os carnívoros. O meu trabalho tem-se centrado em estudar os mamíferos em distintos ecossistemas naturais, mas também em agro-ecossistemas e paisagens silvícolas, em Portugal e nos trópicos.

25.png
28.png

Otília Correia

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) - FCUL 

Fui Professora Associada (aposentada desde 2019) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e sou investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c). A minha área de investigação centrou-se na Ecologia Vegetal, Dinâmica dos Ecossistemas Terrestres e Ecofisiologia de espécies mediterrânicas. Especializei-me na mitigação e recuperação de ecossistemas degradados, nomeadamente no que se refere à sucessão pós-fogo e na recuperação de habitats degradados como exploração de pedreiras e sistemas dunares. 

Paula Sobral

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente); Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE)

Sou Bióloga, Doutorada em Ciências do Ambiente, Professora Associada com Agregação da NOVA School of Science and Technology e investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Sou pioneira na investigação em microplásticos em Portugal, participo em vários grupos de peritos, nacionais e internacionais, no âmbito da avaliação da poluição do Oceano por lixo marinho e microplásticos, tendo coordenado vários projetos. Sou ainda fundadora e presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, e desenvolvo atividades de comunicação de ciência à sociedade.

26.png
27.png

Pedro Cardoso

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) - FCUL 

Sou um ecólogo com interesses variados, que vão desde saber porque algumas espécies se encontram onde se encontram, até porque é que algumas delas são raras. Com uma predileção por aranhas e outras pequenas criaturas, já descobri algumas dezenas de novas espécies para a ciência em Portugal, desde as nossas grutas até pequenas ilhas no Atlântico. Também dirigi diversos projectos de recuperação destas espécies, ajudando a salvá-las da extinção. Dada a dificuldade do trabalho, desenvolvi o gosto por trabalhar com algoritmos tão complexos como tudo o que envolve a inteligência artificial, ferramentas que nos permitem acelerar exponencialmente a nossa capacidade de conhecer e salvar a biodiversidade. 

Pedro Gonçalves Vaz

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) & CHANGE - FCUL 

Estudo padrões e aplicações de interacções ecológicas. Atualmente, exploro como as interações entre plantas e animais, como herbivoria e dispersão de sementes, influenciam ecossistemas agro-florestais. Interesso-me também por serviços de ecossistema mediados por animais, por ecologia do fogo e de estradas, e por biodiversidade em áreas naturais, periurbanas, e urbanas.

29.png
30.png

Pedro Pinho

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) - FCUL 

Estudo o efeito das alterações ambientais na biodiversidade e no funcionamento e prestação de serviços dos ecossistemas, com foco nas mudanças causadas pela urbanização. Meço os efeitos nos ecossistemas terrestres, considerando a sua biodiversidade, dados de detecção remota e análises físico-químicas. Este trabalho tem entre as suas aplicações a melhoria das soluções baseadas na natureza e a sustentabilidade de zonas urbanas.

Piedade Barros

Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto

Sou atualmente professora coordenadora na Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico do Porto, coordenadora do Curso TESP Culturas e Manutenção Laboratorial e Presidente do Conselho Técnico Científico. Sou licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, mestre em Ecologia Animal pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e doutorada em Biologia na área da Ecotoxicologia pela U.Porto. Atualmente o meu principal interesse de investigação abrange a ecologia e a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos de água doce, a ecotoxicidade de contaminantes emergentes e os seus efeitos nos organismos e na saúde humana.

31.png
32.png

Rafael Carvalho

FLOWer Lab – Centro de Ecologia Funcional - Universidade de Coimbra

Sou Biólogo e procuro estudar e aplicar os conhecimentos de ecologia para conservar espécies, restaurar habitats e/ou os processos naturais que permitem os ecossistemas funcionarem. Trabalho com insectos polinizadores, como abelhas e moscas-das-flores, e sobre a sua importância na polinização de pereiras e macieiras. Estou a fazer o Doutoramento onde irei explorar mais a fundo esta biodiversidade, as suas relações e a polinização, com impacto real na agricultura e economia nacional. Acredito que fazer investigação é mais do que criar conhecimento, é também divulgá-lo e pô-lo em prática.

Ricardo Ceia

Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO)

Sou natural de Portalegre. Sou Doutorado em Biociências pela Universidade de Coimbra, e realizei a minha tese com a ecologia de aves de montado. Iniciei a minha carreira profissional na Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em 2006, e atualmente trabalho no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO). Tenho mais de trinta estudos publicados, sobretudo nas áreas de ecologia e de biologia da conservação.

33.png
34.png

Rosa Pinho

Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro

Sou licenciada em Biologia e Mestre em Ciências do Mar e das Zonas Costeiras, pela Universidade de Aveiro. Frequento o Programa Doutoral em História da Ciência e Comunicação Científica, na Universidade de Coimbra. Sou curadora do Herbário da Universidade de Aveiro desde 1993. As minhas áreas de trabalho têm sido a Botânica, a Ecologia Vegetal, a Etnobotânica, a Educação e Sensibilização Ambiental, a Divulgação e Comunicação de Ciência. Tenho desenvolvido várias atividades na área da Educação Ambiental, envolvendo as escolas e o público em geral. Sou autora de vários livros, obra completa e/ou capítulos, assim como artigos de carácter científico, técnicos, cientifico-pedagógicos e de divulgação em revistas e jornais. Participei como responsável pela componente Flora e Vegetação em inúmeros Estudos de Impacto Ambiental, Monitorizações Ambientais, Planos de Ordenamento de Áreas Protegidas e na Elaboração de Percursos da Natureza.

Rosalina Gabriel

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) - FCUL; Açores

Sou professora na Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente da Universidade dos Açores na Ilha Terceira. Estudo sobretudo a biodiversidade, biogeografia e conservação de briófitos, que incluem os musgos e outras plantas ancestrais. Ao longo do tempo comecei também a fazer investigação em educação ambiental, sobretudo procurando perceber como podemos estimular a ligação e a exposição das pessoas à natureza. Gosto muito do meu trabalho porque me permite reflectir e aprender todos os dias acerca da natureza, das maravilhosas florestas açorianas, e também do modo como as pessoas pensam sobre o ambiente e a sustentabilidade. 

35.png
36.png

Ruben Heleno

Centro de Ecologia Funcional - Universidade de Coimbra

Sou professor no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Ecologia Funcional. Na minha investigação uso redes ecológicas (dispersão de sementes, polinização, predação) para explorar a formação, funcionamento e colapso de comunidades biológicas face a vários tipos de perturbação (invasões biológicas, fogo), usando as ilhas oceânicas (Açores, Galápagos) como modelos. Atualmente, sou o coordenador do Mestrado em Ecologia da UC.

Rui Rebelo

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) - FCUL

Obtive o doutoramento na FCUL, em Biologia (Ecologia e Biossistemática) em 2002. Leciono disciplinas relacionadas com as áreas da Fisiologia, Desenvolvimento e Biologia da Conservação. Os meus principais interesses científicos são: 1) a ecologia das invasões biológicas, principalmente em ecossistemas de água doce; 2) a biologia da conservação principalmente de répteis e anfíbios e dos montados de sobro. Comecei mais recentemente a colaborar em projetos de conservação de tartarugas marinhas e de ecossistemas tropicais.

37.png
38.png

Sergio Chozas

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) - FCUL

Sou licenciado em Biologia pela Universidad Autónoma de Madrid, doutorado em Ecologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, investigador do cE3c (Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais) e Professor Auxiliar Convidado na FCUL.  Tenho interesses alargados nas áreas da botânica, dinâmica das comunidades vegetais, nomeadamente sistemas dunares e montado, e ciência cidadã. Sou membro da direção da SPBotânica e dinamizador ativo de eventos de divulgação da Flora e Vegetação de Portugal e ciência cidadã.

Tiago Lourenço

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) - FCUL

Sou um lisboeta que nasceu em 1979. Sou Engenheiro do Ambiente e Doutorado em Ciências do Ambiente. Sou investigador e professor no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C) da Universidade de Lisboa. Trabalho na área da gestão do risco climático. Na minha investigação tento perceber como nos podemos adaptar às alterações climáticas, de forma a contribuir para a resiliência e sustentabilidade dos sistemas naturais e humanos. Tenho um lindíssimo filho de 5 anos.

39.png
40.png

Verónica Ferreira

Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) - Universidade de Coimbra

Sou cientista na Universidade de Coimbra e estudo os ribeiros há mais de 20 anos. Ao longo deste tempo tenho tentado perceber como é que os organismos aquáticos, e os processos que eles desenvolvem, reagem a alterações nas condições ambientais, como a fertilização e o aquecimento da água, as mudanças na floresta, etc. Para isso tenho feito experiências nos ribeiros e em laboratório, e também revisões da evidência científica, contando com +80 artigos publicados em revistas científicas internacionais.

Zara Teixeira

Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) - Universidade de Coimbra

Sou investigadora e Doutorada em Biociências e mestre em Sistemas de Informação Geográfica, e estou a estudar as interações entre o Homem e os ecossistemas aquáticos no espaço geográfico. A minha investigação aborda a avaliação e mapeamento de serviços dos ecossistemas; o envolvimento de atores-chave na gestão e conservação; e o papel da literacia do oceano e da comunicação de ciência.

41.png
bottom of page