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Pergunta a um Ecólogo - 3ª Edição 2024/2025

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COMO PARTICIPAR

Candidatura

No ano lectivo 2024-2025 o prazo de candidaturas ao projecto decorre até dia 09 de Dezembro de 2024 (nova data). Poderá inscrever-se através do preenchimento do formulário online e da submissão de uma carta de motivação redigida pelo/a docente proponente (submetida através do mesmo questionário).

Majoração
Deve s
er destacado o trabalho prévio com alunos na área do ambiente ou a intenção de começar com este projecto, e a vontade de prosseguir com esforços nas áreas da literacia científica e sensibilização ambiental.

 

AVALIAÇÃO DE CANDIDATURAS

Critérios

A avaliação das candidaturas terá por critério:

  • Pertinência perante a área de estudo e enquadramento nas actividades desenvolvidas (carta de motivação);

  • Distribuição geográfica, para valorização da participação em territórios com menor oferta;

  • Presença de Clube Ciência Viva no agrupamento ou escola;

  • Possibilidade de levar cientistas às escolas.

 

Júri

A avaliação das candidaturas será conduzida pela Sociedade Portuguesa de Ecologia e pela Direcção-Geral de Educação. 

 

METODOLOGIA DO PROJECTO

1. A SPECO e os CTT apresentarão o programa às escolas e aos professores responsáveis por acompanhar as turmas;

2. Os professores de Ciências/Biologia e/ou outras disciplinas, como Português, trabalharão com as turmas para que cada grupo de alunos desenvolva uma pergunta sobre ecologia que desejam ver respondida;

3. O professor responsável no agrupamento reunirá todas as perguntas da turma ou clube e selecionará, com os alunos, uma ou duas que possam ser mais pertinentes e que estejam relacionadas com problemas reais que tenham na sua envolvente. A(s) questões serão redigidas e enviadas por carta para a SPECO. A SPECO e os CTT fornecerão todo o material necessário (incluindo envelopes e selos) para a implementação do projecto;

4. A SPECO encaminhará as cartas para os ecólogos mais adequados para responder às perguntas;

5. Após a recolha das respostas, a SPECO reenviará uma carta com as respostas dos investigadores aos coordenadores do agrupamento;

6. Um investigador, ou representante da SPECO, poderá visitar a escola para partilhar o impacto da actividade com os estudantes e responder a questões que possam ser abordadas na altura, depois da leitura das respostas enviadas. Estas visitas podem ser combinadas, dependendo para isso da disponibilidade de agenda do investigador, oportunidade para a escola e apoio financeiro necessário."

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