Pergunta a um Ecólogo - 3ª Edição 2024/2025
COMO PARTICIPAR
Candidatura
No ano lectivo 2024-2025 o prazo de candidaturas ao projecto decorre até dia 09 de Dezembro de 2024 (nova data). Poderá inscrever-se através do preenchimento do formulário online e da submissão de uma carta de motivação redigida pelo/a docente proponente (submetida através do mesmo questionário).
Majoração
Deve ser destacado o trabalho prévio com alunos na área do ambiente ou a intenção de começar com este projecto, e a vontade de prosseguir com esforços nas áreas da literacia científica e sensibilização ambiental.
AVALIAÇÃO DE CANDIDATURAS
Critérios
A avaliação das candidaturas terá por critério:
-
Pertinência perante a área de estudo e enquadramento nas actividades desenvolvidas (carta de motivação);
-
Distribuição geográfica, para valorização da participação em territórios com menor oferta;
-
Presença de Clube Ciência Viva no agrupamento ou escola;
-
Possibilidade de levar cientistas às escolas.
Júri
A avaliação das candidaturas será conduzida pela Sociedade Portuguesa de Ecologia e pela Direcção-Geral de Educação.
METODOLOGIA DO PROJECTO
1. A SPECO e os CTT apresentarão o programa às escolas e aos professores responsáveis por acompanhar as turmas;
2. Os professores de Ciências/Biologia e/ou outras disciplinas, como Português, trabalharão com as turmas para que cada grupo de alunos desenvolva uma pergunta sobre ecologia que desejam ver respondida;
3. O professor responsável no agrupamento reunirá todas as perguntas da turma ou clube e selecionará, com os alunos, uma ou duas que possam ser mais pertinentes e que estejam relacionadas com problemas reais que tenham na sua envolvente. A(s) questões serão redigidas e enviadas por carta para a SPECO. A SPECO e os CTT fornecerão todo o material necessário (incluindo envelopes e selos) para a implementação do projecto;
4. A SPECO encaminhará as cartas para os ecólogos mais adequados para responder às perguntas;
5. Após a recolha das respostas, a SPECO reenviará uma carta com as respostas dos investigadores aos coordenadores do agrupamento;
6. Um investigador, ou representante da SPECO, poderá visitar a escola para partilhar o impacto da actividade com os estudantes e responder a questões que possam ser abordadas na altura, depois da leitura das respostas enviadas. Estas visitas podem ser combinadas, dependendo para isso da disponibilidade de agenda do investigador, oportunidade para a escola e apoio financeiro necessário."