As Alagoas Brancas, em Lagoa, vão ser palco de um dia de actividades abertas a todos, no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas.
Pretende-se dar à população a oportunidade de conhecer e valorizar as Alagoas Brancas, um local rico em biodiversidade, e a forma como as zonas húmidas, em geral, são fundamentais para o futuro do planeta e da vida humana.
O evento, no dia 2 de fevereiro, começa às 10h00, com uma sessão de observação de aves. Ainda de manhã, a atividade “Aqui há bicho!” irá dedicar-se à recolha e identificação de macroinvertebrados. À tarde decorre uma ação de voluntariado para controlo e remoção de plantas invasoras, que constituem uma ameaça a este ecossistema frágil. As inscrições são grátis, mas obrigatórias, e podem ser feitas através deste formulário, até ao dia 31 de janeiro às 12h00.
Este evento, organizado em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, conta com a colaboração da Almargem, da Cidade da Participação, da Liga para a Proteção da Natureza, do Movimento Salvar as Alagoas Brancas e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, e está incluído no calendário mundial de comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas. Em dezembro, a Almargem lançou um site dedicado às Alagoas Brancas, com informação sobre os principais valores da fauna e da flora que aqui ocorrem.
O tema das comemorações, este ano, é “Proteger as Zonas Húmidas para o Nosso Futuro Comum”, com três apelos: fazer escolhas conscientes para deixar de poluir as zonas húmidas; juntar-se ao esforço global para conservar e gerir de forma sustentável as zonas húmidas; e participar nos esforços de restauro de zonas húmidas a nível local.
Mais informação sobre esta data comemorativa no site oficial do World Wetlands Day.
Contactos:
Email: almargem@mail.telepac.pt
Telefone: 925 481 986
Saudações ecológicas.
Comments