Sustentabilidade: Verdade ou Consequências
16 a 18 de Novembro de 2023
Biblioteca Municipal António Botto (Abrantes)
"Se a crise climática é a maior ameaça à humanidade, também o é para a economia. Sabemos como lhe fazer frente, mas as inércias económicas e culturais parecem inultrapassáveis.
Somos parte da natureza e não os seus donos. Somos parte dela e temos muito a aprender com ela. Só nos falta mudar de vida.
Vamos debater e refletir em praça pública?"
«Para resgatar o ambiente e o futuro da humanidade, temos de alterar o sistema de medição que premeia a poluição e os resíduos. Temos de valorizar o meio ambiente e ir além do PIB. Quando abatemos florestas estamos a aumentar o PIB. Quando pescamos massivamente, esgotando os mares, estamos a aumentar o PIB. O PIB não é forma de medir a riqueza na atual situação do planeta.
Temos de mudar para uma economia circular e regenerativa.»
António Guterres (Secretário-Geral das Nações Unidas)
A 6.ª Edição do Festival de Filosofia de Abrantes apela à reflecção e ao debate público sobre a crise climática e, ao mesmo, sugere-nos a mudar de vida. Estamos dispostos a isso? Um excelente festival que nos levará a conhecer com uma visão científica vários temas atuais que afetam o nosso Mundo, que aconselhamos vivamente a participar.
Destacamos que o festival, reserva no seu programa, no dia 18 de Novembro, a partir das 15H30, a apresentação do livro "Um Pouco Por Toda a Parte: a ecologia do século XXI", sob a coordenação de Maria Amélia Martins-Loução e Rúben Oliveira. O livro reúne mais de 30 ensaístas – personalidades com amplo destaque no panorama nacional e até internacional, desde a Antropologia à Tecnologia, são 25 as áreas do conhecimento interpretadas à luz da Ecologia, de um ponto de vista científico e técnico.
Consulte todo o programa aqui.
Desafiamos a participar no festival e contamos com a sua presença na apresentação do livro.
+ ecoinfo | Festival de Filosofia de Abrantes [Biblioteca Municipal António Botto] [facebook]
Saudações ecológicas.
コメント