Ciclo de Conferências “Variável Mundo Novo”

"A pandemia Covid-19 alterou a nossa realidade, trazendo incerteza às nossas vidas"  no entanto, poderemos tirar reflexões que levarão a uma mudança positiva numa realidade pós-pandemica.


O ciclo varíavel mundo novo surge para aproximar a ciencia da sociedade, promovendo o debate entre cientistas e cidadãos de temas que necessitam de soluções intgradas e fomentando o interesse dos cidadãos na procura destas soluções.

No dia 3 de Junho, na última sessão do Ciclo de Conferências “Variável Mundo Novo” o tema "A nova realidade: que reflexões podemos tirar de uma pandemia?" contou com a participação de Cristina Branquinho, Professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e Presidente da Assembleia Geral da SPECO e  Helena Freitas, Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida da  Universidade de Coimbra, Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional e ex- Presidente da SPECO participaram no Ciclo Variável Mundo Novo promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Este tema, que teve a participação de um geneticista populacional, Lounès Chikhi e a gestora da associação Circular Economy Portugal, Andreia Barbosa, aborda as consequências do impacto humano nos ecossistemas, nomeadamente a origem de pandemias e debater como podemos usar os actuais tempos para a construção de um futuro mais sustentável.

A rotina alterou-se, contudo a a nossa limitações trouxeram mudanças positivas para o meio ambiente, e para a vida humana. Estas grandes mudanças foram mais notórias em grandes cidades. Estes acontecimentos fomentam uma pergunta "Em que futuro queremos viver?" e será que estamos a construir o futuro no qual queremos viver?

Nesta sessão  foram abordadas as consequências do impacto humano nos ecosistemas, nomeadamente na origem de pandemias, e vamos debater como poderemos levar inspiração destes tempos de pandemia para a construção de um futuro mais saudável e sustentável.



Assistam aqui:

 

 

Fonte: https://youtu.be/J6R7_hMAUsw