logo ecology day 30 05 2017 

 

 

 

À descoberta das aves de Salreu

Actividade prática

15 de Setembro, 16h00 e 20h00

Salreu, Aveiro

Inscrição prévia aqui

 

   logo fabrica cores      fapas imagem

  

O percurso de Salreu abrange áreas de grande valor paisagístico, como campos de arroz, sapais, juncais e caniçais, habitats que possibilitam registar elevados índices de biodiversidade. Propomos uma visita a este local principalmente direcionada à observação das várias espécies de aves que lá existem. Venha aprender a identifica-las e conhecer alguns dos seus comportamentos.

"Why do we buy this stuff?" & "Recycled America" (EN e Russo)

Projecção de filmes

14 de Setembro, 14h00-18h00

Novosibirsk, Rússia

 

   owlhouse russia       

  

EN - The Field environmental center "Owl House", promotes 6 activities and inaugurates, in 2019, the celebration of the Ecology Day in Russia! On 14 September, the Day of Ecology at "Ecollaboration"(https://vk.com/event184874049) on the last day of its work in the dome space near the MEGA ("Taste of Summer" street Vatutina, 107) - we are here again! 

Percursos de observação de biodiversidade

Visita guiada

14 de Setembro, 18h00-21h00

Fábrica da Pólvora, Oeiras

Inscrição prévia aqui

 

   oeiras valley

  

No mês de setembro parta à descoberta da fauna e flora, que habitam em diversos espaços verdes municipais. O Município de Oeiras está a promover um conjunto de visitas guiadas, gratuitas, para observação da fauna (aves, insetos, mamíferos, anfíbios e repteis) e flora que habitam em diversos espaços verdes municipais. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer a biodiversidade destes locais. Estes percursos têm acompanhamento técnico pelo biólogo Diogo Oliveira.

ECOllaboration Event (EN e Russo)

Actividades diversas

12 de Setembro, 12h00-18h00

Novosibirsk, Rússia

 

   owlhouse russia       

  

PT - Centro ambiental do campo "Owl House" em Novosibirsk (Sibéria, Rússia), promove um total de 3 actividades e inaugura, em 2019, as celebrações do Ecology Day na Rússia! | EN - The Field environmental center "Owl House", promotes 3 activities and inaugurates, in 2019, the celebration of the Ecology Day in Russia!

Sessão de informação: Impacte Ambiental do Aeroporto do Montijo

Sessão de informação

16 de Setembro, 18h00-20h00

Sede da SPEA, Lisboa

    logo spea

  

Venha saber mais sobre a posição da SPEA em relação ao Estudo de Impacte Ambiental do Aeroporto do Montijo, e sobre o que pode fazer como cidadão. A sessão terá lugar na Sede da SPEA, Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, 87, 3º Andar, 1070-062 Lisboa.

Plant a Tree for the Amazon (EN)

Actividade prática

14 de Setembro

Gorongosa National Park

          

logo gorongosa

  

Students in the Master's in Conservation Biology Program in Gorongosa National Park and the staff of the Scientific Services Department in Gorongosa National Park will be planting trees on Ecology Day in order to send a message regarding the importance of restoring and protecting biodiversity and the value of forests in mitigating global climate change. Our program originated in response to the recent fires in the Amazon.

Mamíferos - onde andam eles que não os vemos?

Actividade prática

14 de Setembro, 10h00 e 14h30

Lagoa Pequena, Sesimbra

Inscrição prévia aqui

 

   logo ciencia viva       logo spea

  

Queres saber quais os mamíferos que temos cá? Onde habitam, o que comem, por onde andam? E como podemos saber isso tudo no campo? À volta da Lagoa Pequena vamos procurar indícios de presença de lontra, de geneta e outros bichos de pelo, vamos montar máquinas fotográficas e ver de que outras maneiras podemos saber por onde andam e como se comportam estes animais que não se vêm.

Dias Tranquilos: Conhecer a barragem da Atabueira no Ciborro

Visita guiada

14 de Setembro, 09h00

Largo do Povo em Ciborro

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

   logo montemor o novo        logo life lines

  

Com o início do mês de setembro, regressam os Dias Tranquilos. Depois das férias, e porque o tempo ainda o permite, convidamos a um passeio pela Barragem da Atabueira.
Instalada em terras de Valenças, a barragem é um dos grandes atrativos da aldeia do Ciborro.
Conhecer a envolvente e descobrir a riqueza faunística e florística que ali existe é o desafio que lançamos para a manhã do próximo sábado, dia 14.

Diversidade das Borboletas e Libélulas do Rio Vez

Workshop

14 de Setembro

Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

      logo museu da agua ao ar livre do rio vez     logo tagis

  

No seguimento do programa de atividades do Museu da Água ao Ar livre do Rio Vez, vão realizar-se no mês de setembro dois workshops de inscrição gratuita. O primieiro será dedicado à "Diversidade das Borboletas e Libélulas do Rio Vez" e terá lugar no dia 14 de Setembro. As borboletas e as libélulas são os mais populares dos invertebrados. São também indicadoras da diversidade de outros insetos e da qualidade dos locais onde ocorrem. Nesta atividade vamos ensinar a identificar as espécies do Rio Vez e mostrar como os cidadãos podem contribuir para a sua monitorização.

Caviar Portugal - Visita guiada a instalação piloto de aquicultura para produção de esturjão

Visita guiada

12 e 14 de Setembro, 16h30

Universidade do Algarve

Inscrição prévia aqui

 

ccvalgarve logo

  

Visita guiada à instalação piloto de aquicultura da Caviar Portugal onde são criados esturjões para a produção de caviar. Nesta ação os visitantes ficarão a conhecer mais sobre as espécies de esturjão, a sua biologia, ameaças, e desafios para o seu cultivo em aquicultura. Durante a visita será possível também observar sistemas de aquaponia de água doce.

Plantas Invasoras: o caso da erva-das-pampas

Acção de formação

13 de Setembro, 14h00-17h00

Parque Biológico de Gaia

Inscrição prévia aqui

 

     stop cortaderia color logo

  

A equipa do projeto LIFE+ StopCortaderia promove uma ação de formação dirigida à comunicação social, no dia 13 de setembro, no Parque Biológico de Gaia, das 14h às 17h. Inscreva-se em http://bit.do/e46cr e fique a saber como pode a comunicação social colaborar na prevenção e contenção do problema que consistem as espécies invasoras no geral e a erva-das-pampas em particular. Acção direccionada à comunicação social.

Alterações Climáticas: O que fazer? com Matthew Shribman (EN)

Palestra (em inglês)

12 de Setembro, 18h30-21h30

Parque dos Poetas, Oeiras

Inscrição prévia aqui

 

      logo greenes tutorial college

  

Climate change is an increasingly hot topic. Today, 1 in 8 species are on the brink of extinction. Between 1/3 and 1/2 of all global topsoil is degraded. 300kg of plastic is entering the ocean every single second. We’re experiencing the fastest warming of the last 65 million years on record, and probably closer to 252 million years, since an extinction event called the Great Dying permanently wiped out 96% of all species on earth. The world is not doing anywhere near enough to stop the ongoing ecological disaster. Why is this happening, and what can be done?

Alterações climáticas: Aquecimento global e qualidade da água

Palestra e workshop

13 de Setembro, 14h30

Escola Superior de Saúde, Porto

 

      cisaimagem

  

As alterações climáticas são um fenómeno de larga extensão à escala mundial que resulta quer de causas naturais quer antropogénicas. De entre as alterações climáticas, a elevação da temperatura, tem sérias consequências na disponibilidade e na qualidade da água; estas alterações têm implicações em múltiplos setores, nomeadamente na saúde humana, na agricultura e nos ecossistemas.

BioBlitz em Cascais

Acção de Ciência Cidadã

15 de Setembro, 9h30

Museu do Mar, Cascais

Inscrição prévia aqui

 

logo eco cascais      logo speco

 

Nesta atividade facilitada pela SPECO, crianças a partir dos 8 anos de idade irão realizar uma avaliação da biodiversidade dos jardins em redor do Museu do Mar, desde a descoberta de insectos no solo e vegetação superior à observação de mamíferos e aves da zona. 

Jardim Botânico de Lisboa, uma caixa de biodiversidade

Visita guiada

13 de Setembro, 16h00

Jardim Botânico de Lisboa

Inscrição prévia

 

ulisboamuseuhorizontalpositivo

 

Visita guiada para dar a conhecer o Jardim Botânico de Lisboa, destacando as suas principais coleções e espécies emblemáticas do ponto de vista da conservação da biodiversidade global, guardadas nesta caixa do coração da cidade. Todos os públicos, maiores de 6 anos.

14ª Acção de Voluntariado - Controlo de Plantas Invasoras no pólo II da Universidade de Coimbra

Actividade prática

14 de Setembro

Coimbra

Inscrição prévia por e-mail

 

logos1

logos2

 

Nos terrenos do Pólo II da Universidade de Coimbra estão presentes várias espécies de plantas invasoras. A maioria destas espécies rebenta vigorosamente após o corte, pelo que as intervenções tradicionais de silvicultura, como o corte, não são eficazes para as eliminar (mais informação em invasoras.pt). É por isso que precisamos da ajuda de todos para melhorar um espaço que é de todos!
Esta é uma atividade aberta a toda a comunidade estudantil da UC, funcionários e outros interessados fora da UC.

Celebrate Ecology Day (EN)

Campanha online

14 de Setembro

Facebook, Twitter e Instagram

 

logo esa

 

A Sociedade Ecológica Americana (ESA) irá lançar uma campanha nas redes sociais para sensibilizar os seus membros e assinalar o Ecology Day.

EN | ESA published a blogpost to encourage its 9,000 members to help celebrate Ecology Day Sept. 14. ESA plans to do a Tweet storm from our @esa_org Twitter account to over 30,000 followers. We will encourage them to post their own tweets.

A Laurisilva das Canárias, Madeira e Açores

Palestra

13 de Setembro, 18h00

Angra do Heroísmo, Açores

 

gbapt

 

Com o Professor José Maria Frenandez-Palacios, investigador da Universidade de La Laguna (Tenerife, Canárias).

Uma aventura em Lavadores: um ecossistema litoral

Percurso interpretativo

14 de Setembro, 09h30

Praia de Lavadores

Inscrição prévia aqui

 

logosgaleriadabiodiversidadeccvmhncup

 

Venha comemorar o Dia da Ecologia à praia de Lavadores, acompanhando-nos num percurso que revelará in situ a interação existente entre biosfera, geosfera, hidrosfera e atmosfera que carateriza este ecossistema litoral. Observaremos ainda como nos diferentes patamares da zona costeira os seres vivos que encontramos são preciosos bioindicadores, informando-nos sobre as alterações do ambiente local.

A Importância do Montado: Ecologia, Sustentabilidade e Sociedade

Percurso pedestre

14 de Setembro, 09h00

Herdade da Ribeira Abaixo

Inscrição prévia até 12/09/2019

 

transferir

 

Ao longo de um percurso pedestre, deixe-se maravilhar pela diversidade de espécies animais e vegetais, que embelezam este ecossistema, aproveitando o percurso para descobrir vários aspectos relacionados com ecologia e com a importância deste ecossistema em Portugal. 

Remoção de plantas exóticas na Lagoa de Óbidos

Acção de voluntariado da LPN na Lagoa de Óbidos, no âmbito do Ecology Day 2019

Acção de voluntariado

14 de Setembro

Lagoa de Óbidos

Inscrição prévia

 

novologolpnmaisleve

 

No próximo dia 14 de Setembro, a LPN e o Pingo Doce, com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos e do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, promovem uma ação de remoção de espécies exóticas nas margens da Lagoa de Óbidos, por forma a proteger e preservar esta área natural de grande valor ecológico. Venha participar em família ou com os seus amigos ajudando na conservação deste sistema lagunar e de todo o ecossistema associado.