×

Aviso

com_content.article: Field=text
youtu.be urls are disabled

Ecologi@ - Revista Online da Sociedade Portuguesa de Ecologia, Número 2, Ecologia no Espaço Lusófono

 

 

A revista Ecologi@ dedica este seu segundo número à ciência ecológica no espaço Lusófono, contribuindo assim para o conhecimento recíproco e uma maior interacção entre os membros da comunidade científica no domínio da Ecologia. A divulgação e promoção da revista nos países Lusófonos foi sempre prioritária para a Direcção da SPECO, que aguardava apenas a melhor oportunidade para encarar este desafio. O reconhecimento da vulnerabilidade dos ecossistemas tropicais, em regiões tão diferentes do mundo como são a África e o Brasil, e as potencialidades destas regiões como mercado de trabalho para jovens ecólogos das comunidades lusófonas, são, sem dúvida, motivos suficientes para justificar o nosso elevado interesse neste tema.

O espaço Lusófono é privilegiado no que toca à partilha de conhecimento e à interacção entre culturas. O conhecimento ecológico e a importância desse conhecimento no progresso e desenvolvimento sustentado dessas regiões, tendo em conta o contexto urgente das alterações globais, constituem factores-chave e uma oportunidade para toda esta comunidade. A cooperação que observamos entre países Lusófonos,  a qual sempre existiu e que se reforça a cada momento, é um sinal muito positivo, no que se pretende que seja um caminho de sucesso e de progresso na actividade científica e cultural. Em particular, as boas práticas ambientais e a cultura ecológica, podem e devem constituir uma área essencial para reforçar a longa e histórica cooperação Lusófona.

Esperamos que os ecólogos de língua portuguesa vejam neste projecto uma oportunidade de colaboração e interacção, contribuindo para o reforço da ciência ecológica, quer nos aspectos mais clássicos quer nas diversas interfaces da ecologia com outras áreas do conhecimento.

A Direcção da SPECO

Foto: Paula Sobral - "Árvore das palavras",

Museu da Língua Portuguesa, São Paulo. Brasil

 

 

Versão integral em pdf

Capa

 

 

Entrevista
Destaques

 

Artigos de Opinião

Ecologia Tropical e Lusofonia

 

Artigos de Divulgação

O arquipélago dos Bijagós (Guiné-Bissau) - valores de biodiversidade e potencialidades para a investigação científica

 

Artigos Científicos

Resultados de 20 anos de investigação colaborativa em Ecologia Marinha em Moçambique

Ecossistemas, Água e Participação - estratégias nas políticas de recursos hídricos do Portugal, Brasil e Moçambique

 

Notas Técnicas

Contribuição metodológica na confecção de armadilhas iscadas para lagartos em ecossistemas de restinga, Angra dos Reis, Rio de Janeiro

 

Teses e Projectos

Governance of Transboundary Networks of Marine Protected Areas in the Western Indian Ocean

Morcegos da Amazónia: Estruturação de uma comunidade de mamíferos megadiversa

Monitorização de tartarugas com sex-ratio dependente da temperatura num mundo em aquecimento: poderão os predadores ajudar-nos?

Projecto de Conservação da Palanca Negra Gigante (PCPNG)