×

Aviso

com_content.article: Field=text
youtu.be urls are disabled

Normas para Publicação

Sobre a revista Ecologi@

A revista Ecologi@ é uma publicação online de acesso livre e gratuito, para divulgação do conhecimento científico em todos os domínios da Ecologia e das suas interfaces.

Todos os artigos de investigação científica e de revisão são sujeitos a um processo de avaliação pelos pares, cuja responsabilidade pertence ao Corpo Editorial (ver Âmbito).

 

Instruções para os autores

Submissão de documentos

Para facilitar o processo de publicação e minimizar os custos administrativos só são aceites submissões online por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Os manuscritos serão submetidos por um dos autores que será o responsável pelo artigo durante o processo de submissão e de revisão.

O artigo deve ser submetido na forma de um ficheiro comprimido (zip) contendo todos os documentos (o texto em MS Word, tabelas e figuras e em separado (figuras em PDF ou JPG). Deve ser igualmente enviada uma versão completa do documento em PDF, com as tabelas e figuras inseridas no texto. Paginar todo o texto e numerar as linhas.

Todas as questões relacionadas com a preparação e submissão de artigos devem ser colocadas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Condições de submissão

Os artigos submetidos são originais e não podem ter sido já objecto de publicação excepto na forma de resumo ou tese, nem podem ser simultâneamente submetidos a outra revista ou publicação. 

O autor que submete o artigo é responsável pela obtenção do consentimento dos co-autores e das instituições envolvidas e deve assegurar a ausência de conflitos de interesses relativamente à publicação do artigo.

A SPECO confirmará a recepção do manuscrito por email e a restante correspondência durante o processo de revisão e de revisão da prova final será enviada para o autor que for indicado no artigo como correspondente. 

Todas as questões relacionadas com a publicação de artigos aceites devem ser colocadas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Processo de revisão

Todos os artigos científicos e de revisão são sujeitos a avaliação por um mínimo de dois membros do Corpo Editorial de modo a garantir que são cumpridos os requisitos de qualidade a que a revista se propõe.

 

Custos de processamento

A revista Ecologi@ é uma publicação de acesso livre e gratuito para todos os utilizadores, pelo que não existem custos de processamento para os autores.

 

Artigos – Preparação do manuscrito para submissão

O artigo será escrito em português ou em inglês, utilizando um estilo claro e directo. Todas as páginas e linhas devem ser numeradas sequencialmente, de modo a facilitar o processo de revisão e edição.

Autores que não dominem a língua inglesa devem garantir que o manuscrito não tem erros e reúne as condições de inteligibilidade necessárias à submissão, recorrendo por exemplo, a serviços de tradução.

Deve ser utilizada letra do tipo Times (ou semelhante) no tamanho 12. Todas as abreviaturas devem ser precedidas do nome por extenso quando são mencionadas pela primeira vez no texto, excepto se forem unidades de medida. Os nomes latinos dos organismos (género e espécie) são escritos em itálico, bem como outras palavras latinas (in vivo, et al., etc). 

 

Unidades de medida

As unidades de medida a utilizar são as do Sistema Internacional (SI).

 

Secções

Artigos Científicos: Artigos inéditos de divulgação científica ou científico-técnica em vários domínios específicos da Ecologia, mas enquadrados com o tema da edição, com um máximo de 7 000 palavras (incluindo resumo, corpo do texto, referências e legendas).

Artigos de Revisão: Artigos de divulgação em temas de Ecologia com particular interesse para a comunidade portuguesa, com um máximo de 10 000 palavras.

Artigos de Opinião: Artigos de intervenção provenientes de uma participação cidadã ativa e informada, com um máximo de 1 000 palavras.

Resumos de Teses e Projetos: Resumos de teses de Doutoramento, Mestrado ou de Licenciatura, assim como de projetos de investigação realizados no decurso do percurso académico. Os resumos deverão ser relativamente recentes e não conter mais do que 1 500 palavras.

Entrevista: Da responsabilidade do Corpo Editorial, em cada edição será feita uma entrevista a uma personalidade que se destaca na projeção da Ciência Ecológica e na defesa do Meio Ambiente.

 

Normas para submissão de trabalhos para serem publicados

 

1- Normas Gerais

1.1- Os documentos a submeter devem estar enquadrados em apenas uma das seguintes secções: Artigos Científicos, Artigos de Revisão, Artigos de Opinião, Teses e Projetos.

1.2- Os artigos de investigação devem ser distribuído pelas seguintes secções: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Referências Bibliográficas.

1.3- Os documentos poderão ser submetidos em qualquer uma das seguintes Línguas: Português ou Inglês.

1.4-Todos os artigos devem ter um resumo em inglês e português. Se os artigos forem escritos em português, todas as figuras e tabelas devem ter legendas em português e inglês.

1.5- Os documentos devem ser enviados em formato electrónico, como anexo, para o seguinte endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com indicação clara da Secção e da Edição à qual se submetem. Caso o documento inclua no seu texto tabelas e figuras, as mesmas devem também ser enviadas como anexo.

1.6- Juntamente com o documento deve ser enviada pelo autor uma fotografia da sua autoria, concedendo-nos o direito da sua publicação no site da Revista Ecologi@. Essa fotografia ilustrará o trabalho.

1.7- Caso os documentos submetidos não se enquadrem com o tema da edição, ou fiquem aquém do grau de exigência esperado, o Corpo Editorial reserva-se ao direito de não publicar ou de sugerir alterações aos mesmos.

 

2- Conteúdos e Formatação dos Artigos Científicos

Qualquer documento enviado para avaliação deverá ter os seguintes elementos:

Título: em letra minúscula. Letra Verdana 14. Seguido de uma linha de intervalo.

Autores: em letra minúscula, exceto a primeira letra dos Nomes. Letra Verdana 10. A referência ao Autor deve ser feita através do Apelido, seguido das iniciais dos Nomes Próprios. A separação entre os diferentes autores é feita por vírgulas.

Endereços dos autores: em letra minúscula. Letra Verdana 8. Deve ser apresentada a morada completa, assim como o endereço de e-mail. Caso exista mais que um autor e diferentes moradas das respectivas instituições, deverá ser apresentada uma referência, através de um número, para todas as moradas. Seguido de uma linha de intervalo.

Resumo: em letra minúscula. Letra Verdana 10, com 3 pontos de distanciamento entre cada parágrafo. O resumo do documento deve ter entre 10 e 15 linhas. Este aparecerá na página de abertura da Revista Ecologi@, com o respectivo link para o documento integral. Não deverá conter imagens, gráficos ou tabelas.

Corpo do texto: em letra minúscula. Letra Verdana 9. Deverá ter entre 3000 e 4000 palavras consoante os casos. O texto, a um espaço, deverá ter uma margem superior e inferior de 2,5cm, margem esquerda 4,5cm e margem direita 2,5cm. Deverá incluir no seu corpo as imagens – com boa resolução –, gráficos e tabelas. Além de inclusos no corpo do texto, deverão ser enviados individualmente, no formato jpeg, e com resolução suficiente para que possam ver todos os detalhes dos mesmos. Deve ser deixado um distanciamento de 3 pontos entre cada parágrafo.

Bibliografia: em letra minúscula. Letra Verdana 8. Devem ser apresentadas no final do Corpo do texto seguindo as regras da Springer Basics.

Exemplos:

Journal:

Smith J, Jones M Jr, Houghton L et al (1999) Future of health insurance. N Engl J Med 965:325–329

Saunders DS (1976) The biological clock of insects. Sci Am 234(2):114–121

Book author and edited:

Brown B, Aaron M (2001) The politics of nature. In: Smith J (ed) The rise of modern genomics, 3rd edn. Wiley, New York, p 234–295

Book, authored South J, Blass B (2001) The future of modern genomics. Blackwell, London

Proceedings:

Zowghi D et al (1996) A framework for reasoning about requirements in evolution. In: Foo N, Goebel R (eds) PRICAI’96: topics in artificial intelligence. 4th Pacific Rim conference on artificial intelligence, Cairns, August 1996. Lecture notes in computer science (Lecture notes in artificial intelligence), vol 1114. Springer, Heidelberg, p 157

Online documents

Doe J (1999) Title of subordinate document. In: The dictionary of substances and their effects. Royal Society of Chemistry. Available via DIALOG. http://www.rsc.org/dose/title of subordinate document. Accessed 15 Jan 1999

 

Nota: A Edição da Revista Ecologi@ reserva-se ao direito de alterar o aspecto do documento. Não será contudo alterado, retirado ou adicionado, qualquer conteúdo ao mesmo.

 

Agradecimentos

Todos os agradecimentos (se os houver) devem ser inseridos no final do artigo, antes da secção Referências. Devem incluir, as bolsas e projectos no âmbito dos quais o trabalho foi realizado, as entidades financiadoras e todos os que contribuíram de modo substancial para o trabalho, quer do ponto de vista conceptual, científico, quer técnico.

 

Figuras

Os autores devem ilustrar os seus artigos com Figuras (fotografias, gráficos e esquemas) a cores de modo a complementar e clarificar o texto e a captar o interesse e atenção do leitor. As Figuras devem ser apresentadas em formato JPEG.

Todas as Figuras têm de incluir uma legenda descritiva e auto-explicativa, e incluir as unidades de medida (se for o caso), utilizando letra do tipo Arial ou semelhante. Todas as Figuras são obrigatoriamente citadas no texto de forma sequencial. 

 

Tabelas

Todas as Tabelas têm de incluir um título descritivo e auto-explicativo, e incluir as unidades de medida (se for o caso), utilizando letra do tipo Arial ou semelhante e sem colocar traços verticais. Todas as Tabelas são obrigatoriamente citadas no texto de forma sequencial.

 

Aceitação – Versão Final

Depois de comunicada a aceitação do artigo o autor enviará uma versão final para a SPECO (email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.). Esta versão final deve incluir no texto todas as Tabelas e Figuras nas posições correctas e ser cuidadosamente formatada de acordo com as regras a enviar com a aceitação do artigo.

 

Provas finais

As provas finais são enviadas ao autor que as deve examinar e eventualmente corrigir, e devolvidas à SPECO num prazo de 5 dias. Nesta fase apenas serão permitidas alterações muito pequenas e que não impliquem nova formatação.

 

Teses e Projectos

O estudantes de Mestrado e de Doutoramento, estudantes de Pós-graduação e os investigadores em geral podem publicar os resumos das suas Teses e Projectos aprovados, contribuindo assim para a divulgação da Ecologia nas suas múltiplas vertentes.

Os resumos de Teses e Projectos não devem exceder os 2000 caracteres com espaços. Do resumo constará o título, autor(es) instituições envolvidas contactos, entidade financiadora (caso se aplique) e outra informação que seja considerada relevante. 

 

Direitos de autor

Os autores de artigos publicados em regime de acesso livre retêm os direitos de autor sobre os seus trabalhos. Todos os artigos da revista Ecologi@ são publicados nos termos da Licença Creative Commons que permite o uso, distribuição e reprodução do artigo, desde que o trabalho original seja correctamente citado.