Dia Mundial do Combate à Seca e Desertificação

No dia 17 de Junho celebra-se o Dia Mundial do Combate à Seca e Desertificação (World Day to Combat Desertification and Drought)

Um pouco de história...

Será um dia despercebido a muitos. No entanto, este é um assunto que a todos afecta e que a todos cabe a função de apoiar a combater.

Através da criação, em 1994, da Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação (UNCCD), resolução A/RES/49/115, as Nações Unidas tornaram este dia oficial, em 1995

Em 2007 a UNCCD declarou a década 2010-2020 como a Década das Nações Unidas dos Desertos e Combate à Desertificação de forma a mobilizar uma acção global que visasse combater a degradação do solo.

Actualmente, os 197 membros (dos quais 169 são afectados pela desertificação) trabalham juntos para a manutenção e restauro dos solos e sua produtividade, mitigando os efeitos da seca em zonas áridas., semi-áridas e zonas secas sub-húmidas, locais onde se encontram os ecossistemas mais vulneráveis.

 

O que é a desertificação?

As Nações Unidas definiram desertificação como " a degradação do solo, da paisagem e do sistema bio-produtivo terrestre, em áreas áridas, semi-áridas e sub-húmidas, resultante de diversos factores que incluem as alterações climáticas e a actividade humana".

Quais os objectivos do Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação?
  • Promover a consciencialização pública para esta temática ;
  • Informar o público em geral de que se pode combater a desertificação, que existem soluções e que estas dependem da participação e cooperação das comunidades locais;
  • Para melhorar a implementação da Convenção das Nações Unidas no combate à desertificação em países mais afectados pela seca e/ou desertificação

Em que medida a desertificação nos afecta?

Qualquer que seja o local onde se viva, a desertificação tem consequências para o nosso bem estar.
 
A nível global, 23% do solo já não é produtivo e 75% está degradado. As alterações do uso do solo em resultado das actividades humanas, nomeadamente ligadas à agricultura e exploração agro-pecuária aumentaram exponencialmente nos nos últimos 50 anos e continuam a crescer. Este rápido processo de desertificação altera a nossa sustentabilidade já que afecta a segurança alimentar, a biodiversidade, a qualidade do solo, a resiliência a temperaturas elevadas e incêndios florestais e outros eventos extremos, o acesso a recursos hídricos e outros.
 
Todos somos directamente afectados pela desertificação, mas todos podemos, também apoiar o seu combate.

"O problema é provocado por acções humanas, o que significa que somos parte da solução."


Visitem esta página para saberem mais as actividades realizadas no âmbito da celebração do Dia Mundial do Combate à Seca e Desertificação. Importa divulgar o trabalho de investigação que se faz em Portugal para o combate à desertificação como forma de tomada de consciência para um problema de relevância global.

 

Para mais informações: https://www.un.org/en/observances/desertification-day

Fonte: https://www.unccd.int/
 Foto de Jessie Crettenden