60 anos de Gorongosa com 60 novas escolas

O Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique comemora 60 anos e anuncia a construção de 60 novas escolas.

 

people and nature

No dia 23 de Julho comemora-se o aniversário do principal parque nacional moçambicano, o Parque Nacional da Gorongosa. Em 2020, celebram-se 60 anos de um trabalho de excelência.

A história da Gorongosa tem tanto de incrível como de tumultuosa. O parque, estabelecido como parque nacional em 1960, é uma das mais célebres histórias de restauro da fauna selvagem africana. Passou por um conflito civil que destruiu cerca de 95% da vida selvagem presente à data, para se tornar actualmente um dos casos mais bem sucedidos de reabilitação. Em parte, devido ao apoio do filantropo Greg Carr e do Governo Moçambicano.

A gestão da Gorongosa segue um dos princípios orientadores da Cimeira de 1992 do Rio de janeiro (Princípio 22), de que as populações locais e indígenas têm um papel fundamental na gestão do ambiente e natureza no qual estão inseridos e devem ser incluídos na gestão dos parques de forma a que a população beneficie da natureza e a natureza da população. Sem o reconhecimento e a valorização por parte da população local de áreas naturais como a Gorongosa, as zonas naturais não sobreviveriam à pressão humana. Além disto, as populações locais têm conhecimento milenar de práticas tradicionais que permitem uma gestão sustentável dos recursos naturais. Os governos e entidades gestoras das zonas protegidas devem não só incluir as populações locais, como fomentar o seu interesse e fornecer ferramentas que enriqueçam o seu desenvolvimento sustentável.

Dentro desta premissa, foi criado o “Clube das Raparigas” que tem como objectivo eliminar o abandono escolar feminino e dar-lhes poder de escolher o seu futuro. Foi ainda criada uma parceria de plantação de café com um dos povos indígenas que vivem em redor do parque e agora, na celebração dos 60 anos, veio a promessa da construção de 60 escolas primárias que servirão as comunidades próximas da Gorongosa. Isto dará ainda mais força e ferramentas às comunidades em redor do parque, uma das grandes forças motrizes da preservação e restauração da natureza.

 

“O Parque Nacional da Gorongosa ficou devastado pela Guerra Civil moçambicana, mas a sua incrível recuperação nas últimas décadas devido aos esforços contínuos é vista como um exemplo a seguir: a sua existência beneficia o ambiente, a vida selvagem e o ser-humano”

 


Parabéns Gorongosa!

 

Gorongosa 60º Aniversário from Gorongosa National Park on Vimeo.

 

Fontes e outros artigos relacionados:
https://www.gorongosa.org/pt/human-development/education/girls-club

https://www.gorongosa.org/pt/nossa-hist%C3%B3ria/gorongosa-national-park-turns-60

https://www.gorongosa.org/pt/nossa-hist%C3%B3ria

https://www.nationalgeographic.com/magazine/2019/05/mozambique-gorongosa-national-park-wildlife-rebound/

https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0212864

Texto de Inês Reis dos Santos com revisão de Maria Amélia Martins-Loução